Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Misericórdia de Bragança faz obras numa das creches para aumentar 15 lugares

 Empreitada decorre no centro infantil Cinderela


A Santa Casa da Misericórdia de Bragança vai abrir mais 15 vagas numa das creches da instituição. Estão a ser feitas obras no edifício do centro infantil Cinderela. De acordo com o provedor, Duarte Fernandes, a empreitada vai permitir maior conforto e alargar a estrutura das salas. “Fazer o revestimento exterior, com vista ao isolamento, caixilharias, portas com isolamento térmico e, dentro do edifício, remodelação, com renovação do pavimento em vinílico e mais algumas adaptações que nos são exigidas”.

As obras custam cerca de 127 mil euros e são totalmente financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Duarte Fernandes queixa-se de toda a burocracia necessária para avançar com o projeto, que vem a ser desenvolvido há alguns anos. “Temos de ir a um organismo, pedir um documento, para depois voltar a entregar, outra vez, a um organismo do Estado esse mesmo documento. Isto é cansativo, desanimador. Nós é que somos persistentes. O processo já começou há cerca de três anos”.

A falta de vagas nas creches é um problema que afeta o país e Bragança não é exceção. Com a instalação de imigrantes na cidade de Bragança, o provedor admite que esta pressão aumentou. “Sinto perfeitamente isso. Quando as crianças ingressam na escola é assinado um contrato e sou eu que os assino, e, normalmente, reparo nos nomes, que transmitem a ideia que há muitos imigrantes a procurar e a frequentar as nossas creches”.

A Santa Casa da Misericórdia de Bragança queria ainda requalificar a antiga primária, com o intuito de abrir mais três salas para creche. No entanto, o edifício é da tutela do Ministério da Educação e toda a burocracia tornou-se um entrave ao avanço do projeto.

Para já, está apenas a ser beneficiada a creche da Cinderela, permitindo mais 15 vagas, que rapidamente serão preenchidas, tendo em conta a lista de espera. As obras devem estar concluídas em meados de abril.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário