Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Bragança e Água Grande unem-se para Candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco

 O Município de Bragança e a Câmara Distrital de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de apresentar candidaturas à Rede de Cidades Criativas da Unesco na área da gastronomia.


A cerimónia decorreu no passado dia 5 de fevereiro, em São Tomé e Príncipe, onde o presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Tomé Pereira, entregou simbolicamente a Chave da Cidade ao presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, como reconhecimento das relações de amizade e cooperação entre os dois territórios.

A candidatura de Bragança será formalizada ainda este mês, enquanto que Água Grande avançará com a sua em 2027. Atualmente, nenhuma cidade de São Tomé e Príncipe integra esta rede da Unesco, pelo que esta iniciativa representa um marco importante na valorização do património gastronómico local.

Este projeto conjunto insere-se na estratégia dos dois municípios para promover e valorizar os seus produtos endógenos, cultura e tradições locais, apostando na criatividade, inovação e envolvimento da comunidade. A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e conta com o apoio institucional da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, que considera esta candidatura relevante para ambas as regiões.

Durante a visita, a delegação de Bragança reuniu-se com o Embaixador de Portugal, Luís Leandro da Silva, e apresentou alguns dos projetos desenvolvidos ao longo dos 15 anos de geminação entre as duas cidades, bem como ações futuras, incluindo a capacitação de quadros e a preparação da candidatura à Unesco.

Na Roça de S. João de Angolares, realizou-se um encontro com João Carlos Silva, conceituado chef e ex-apresentador do programa da RTP Na Roça com os Tachos, que aceitou integrar a Comissão de Honra da candidatura de Bragança. A visita incluiu ainda uma demonstração gastronómica com produtos transmontanos e santomenses, dinamizada pelo Chef António, do Centro de Formação Profissional de Bragança, e pela Chef Vilma, de São Tomé.

A delegação brigantina visitou também a Universidade de São Tomé, que será um parceiro estratégico na candidatura, e procedeu à entrega de material escolar ao jardim de infância de S. Marçal, oferecido pelo município de Bragança.

Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário