Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

CIM Terras de Trás-os-Montes lança projeto inovador com recurso a inteligência artificial

 A APP vai ter toda a informação turística sobre a região e contará com um Careto interativo. Este projeto de inovação turística é financiado pelo Turismo de Portugal, em quase 180 mil euros


Fazer planos turísticos e saber o que visitar nas Terras de Trás-os-Montes vai ser possível através de uma aplicação para telemóveis. A APP vai ter toda a informação turística sobre a região e contará com um Careto interativo. O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima explica que este avatar “mostra o que deve ser visitado, o que pode ser visitado, onde ficar, onde comer, portanto, é quase que um guia turístico”.

Este projeto de inteligência artificial tem o objetivo de ajudar os turistas, com a compilação de toda a informação numa só plataforma, mas também disponibilizar um serviço personalizado.  

Os monumentos da região vão ter ainda um código digital, que lido pela aplicação, permiti ao utilizador ficar a saber tudo sobre a obra.

“Os monumentos que estão publicitados e que são alvo desse tipo de itinerário vão ser identificados num local com códigos QR onde o turista poderá ter disponível toda a informação sobre o monumento que está a visitar em vários idiomas”, explicou o presidente da CIM.

A APP para telemóveis deverá estar disponível em 2026. Toda a informação turista da região vai ser ainda disponibilizada nos sites de inteligência artificial, com o ChatGPT.

Este projeto de inovação turística é financiado pelo Turismo de Portugal, em quase 180 mil euros.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário