Fazer planos turísticos e saber o que visitar nas Terras de Trás-os-Montes vai ser possível através de uma aplicação para telemóveis. A APP vai ter toda a informação turística sobre a região e contará com um Careto interativo. O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima explica que este avatar “mostra o que deve ser visitado, o que pode ser visitado, onde ficar, onde comer, portanto, é quase que um guia turístico”.
Este projeto de inteligência artificial tem o objetivo de ajudar os turistas, com a compilação de toda a informação numa só plataforma, mas também disponibilizar um serviço personalizado.
Os monumentos da região vão ter ainda um código digital, que lido pela aplicação, permiti ao utilizador ficar a saber tudo sobre a obra.
“Os monumentos que estão publicitados e que são alvo desse tipo de itinerário vão ser identificados num local com códigos QR onde o turista poderá ter disponível toda a informação sobre o monumento que está a visitar em vários idiomas”, explicou o presidente da CIM.
A APP para telemóveis deverá estar disponível em 2026. Toda a informação turista da região vai ser ainda disponibilizada nos sites de inteligência artificial, com o ChatGPT.
Este projeto de inovação turística é financiado pelo Turismo de Portugal, em quase 180 mil euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário