Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Amendoeiras em Flor animam Vila Flor até 8 de março com 70 expositores e 30 mil visitantes esperados

 Além da amêndoa, o produto que está na origem do evento, há vinho, azeite, mel, queijos e artesanato


Entre 70 expositores, gastronomia, concertos, animação e atividades para todas as idades, as Amendoeiras em Flor estão de portas abertas, até dia 8 de março, em Vila Flor.

Na sexta feira, no arranque do certame, os expositores, que têm mais três fins de semana de negócio pela frente, mostraram-se confiantes. “Há sempre muita gente e é importante divulgar a marca. Vendemos sempre muito nestas feiras”, contou Cláudia Gouveia, de Macedo de Cavaleiros. “Esperemos que as pessoas venham, que nos visitem, só assim valerá a penas”, explicou Cristóvão Monteiro, produtor de amêndoa. “Costumo participar. É uma maneira de mostrarmos o produto, de dar a conhecer e de as pessoas da região terem uma nosso do que se produz no nosso território”, esclareceu Fernando Teixeira, produtor de queijo de ovelha e cabra.

Além da amêndoa, o produto que está na origem do evento, há vinho, azeite, mel, queijos e artesanato. Para o presidente da câmara de Vila Flor, Pedro Lima, o valor acrescentado que muitos produtores têm vindo a introduzir, com novas formas de transformação da amêndoa, estão a criar “riqueza” e “emprego” no concelho. “Isto nasceu para incentivar a cultura da amêndoa, mas também a sua transformação. Temos muita gente em Vila Flor que já se dedica à amêndoa, não só em termos de produção, mas também acrescentando valor, portanto gerando riqueza e criando emprego, adicionando chocolate, adicionando até sal ou outros aromas para que a amêndoa se torne mais apetecível”.

Pedro Lima estima que ao longo do certame cerca de 30 mil pessoas passem por Vila Flor e admite que a grande experiência é provar e comprar o que de melhor se produz na região. “Temos sempre o que fazer durante todos os dias. Eu acho que aquilo que é mais importante para quem vem, um pouco mais de longe, é ter acesso a produtos únicos, como são o nosso azeite, o nosso vinho, as nossas amêndoas, o nosso mel, e também terem a experiência de estar em Vila Flor, uma terra dinâmica e uma terra que cresceu nos últimos 4 anos”.

Até 8 de março, o município promove mais uma edição das Amendoeiras em Flor, com fins de semana de animação, gastronomia, exposição de produtos locais, encontro cinegético, falcoaria, concertos e várias atividades.

Jornalista: 
Carina Alves / Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário