domingo, 3 de setembro de 2023

Mundo de Aventuras...

Nuno.
O teu comentário, deu-me vontade de me alongar...só um bocadinho mais. Mas como me posso "esticar" abro novo post.
Duas ou três coisas que disseste fizeram-me recordar pormenores.
Para já, importa que todo saibam que havia mais um jogo nos nossos Eternos Torneios. O Perde Ganha. A mim, ninguém me convence que não foi o Paulo quem inventou aquela aldrabice. Levava nas orelhas em quase todos os jogos e vai daí inventou "esse" em que não nos dava hipóteses nenhumas. Quando os resultados dos outros jogos já pendiam para o nosso lado, ele arrepiava logo caminho:
- Amanhã, tem de ser o Perde Ganha. :-(. Depois tu explicas aqui ao pessoal o que era essa treta do perde ganha. Eu recuso-me a falar desse jogo. rsrsrs.
Mas o jogo mais duro que tínhamos era o das "etapes". Chiça, miúdos a tentar meter a bola de uma baliza à outra...directamente e com o outro a poder defender do outro lado. Mal podíamos connosco e com os "socos", quanto mais com a bola. E eramos tão líricos ou masoquistas, que ganhava quem marcasse 3 golos. Que seca apanhava o dos três que não estava a jogar. Os golos acabavam por entrar quando o cansaço já não nos deixava ir a correr para a baliza defender "o patardo" do outro. Vou-te fazer uma surpresa aqui um dia destes. É que, eu ainda tenho todos os cadernos onde assentávamos os jogos e os resultados. Áh pois é.
Lembras-te o que fazíamos se passava gente na rua  quando o teu Pai estava a construir a casa do Sr. Sequeira? O teu Pai e não só. Não fossemos nós e queria ver a obra...!!!
Nós lá estávamos empoleirados nos andaimes...olha se já existisse a Inspecção do Trabalho ehehhe.
Presumivelmente o nosso papel era incomodar os trabalhadores. Com um bocadito de jeito, agora há profissionais que são pagos para fazerem isso, mas nós era mesmo trabalhinho e à borla. Pois o que fazíamos era, como sei que te lembras. Quando um de nós "topava" que alguém ia aparecer na rua, coisa rara, avisava o outro....vem ali um. E então, num ápice, pegávamos numa pedra, altamente concentrados, a fazermos cara de sofredores, a limparmos o suor da testa, e batíamos num tijolo, nos andaimes, uma pedra contra a outra...sei lá, o que importava era que pensassem que estávamos a trabalhar também. Estou a escrever e estou-me a rir sozinho. Ainda bem que não tenho aqui testemunhas. Talvez me safe de ser internado nos próximos dias...
O Mundo de Aventuras, chegava (quando chegava) às Terças-feiras, tal como o Tintin.
Era muita a nossa frustração quando íamos, da parte de tarde, à livraria e...não havia Mundo de Aventuras para ninguém. Era como sermos privados do ar que respirávamos. Não sabíamos o resultado da nossa prestação no último 4 Estações, nem no Policiário, nem a continuação do último episódio do Corto Maltese....que frustração enorme. Gostavas do Corto Maltese...eu nunca gostei muito. Para mim o Mandrake e o Fantasma eram "The Best".
O Sete de Espadas e a sua Pensão Madalena...em Albufeira. Para nós era no fim do mundo e não havia dinheiro, éramos garotos. Nunca fomos a nenhuma tertúlia do Sete de Espadas...devíamos ter ido nem que fosse à boleia.
Tenho ainda os Mundo de Aventuras todos. Os meus filhos podem testemunhar :-). Aos Disney, tiveram todo o acesso e, por essa via, já só devem restar algumas folhas soltas, talvez espalhadas atrás de algum armário. Aos Mundos de Aventuras e aos Tintin, só na minha presença, ou então, à minha revelia. Mas se os viram e leram à revelia, não fez mal, está tudo bem conservado para memória futura. Foram cuidadosos os herdeiros dos meus calotes.
Um dia, num dos 4 Estações (concurso anual onde havia cruzadismo, charadismo, policiário e cultura geral), tirámos uma tarde para ir à Biblioteca Gulbenkian. ( A propósito, fartámo-nos de ganhar prémios a nível nacional, todos simbólicos  e maioritariamente compostos por livros. Eu ainda ganhei uma medalha de 2.º lugar nacional no cruzadez em palavras cruzadas, isto porque, entre os totalistas foi feito um sorteio para os 3 primeiros lugares, portanto o mérito da medalha não foi nenhum).


Em Bragança só 3 personagens concorriam a esses concursos. Eu, já com o pseudónimo de Hengerinaques, tu, com o teu nome próprio e um tal Nutra. Esta imagem à esquerda, é de uma página da Revista Cruzadex em 1980.
Sempre nos interrogámos sobre quem seria o Nutra...
Nessa tarde, lá fomos nós à Biblioteca, não havia computadores e consequentemente não havia Internet, tentar descobrir na Luso Brasileira, uma resposta a 3 perguntas:
Lembras-te?
Sei as respostas de cor, é incrível, nunca mais me esqueceu.
As perguntas eram:
1 - Qual a maior profundidade do Oceano Atlântico?
2 - Qual o nome do Comandante do Batiscafo que tinha lá descido pela primeira vez?
3 - Qual o nome do Batiscafo?
Fossa Chalenger, Batiscafo Trieste, Comandante Jacques Picard.
Verdade, verdadinha que não fui ver agora a lado nenhum...está mesmo aqui na minha base de dados...e só se apaga quando algo, ou o tempo, me obrigar a fazer um reset...
Bom, mas a questão era outra.
Chegámos à biblioteca e faltava, na prateleira, um volume da enciclopédia. Azar do caraças, era mesmo o que nós queríamos.
E aí vamos os dois, rapazitos, a "cuscar" por cima dos ombros dos utentes da biblioteca...
Lá estava um tal...já a dar para o velhadas, com cãs nas barbas, e com o raio do volume aberto na página do Oceano Atlântico e da Fossa Chalenger e a tirar apontamentos para um papel.
Não me lembro bem, mas acho que não nos denunciámos e limitamo-nos a esperar que ele fosse embora.
E assim  ficámos a saber quem era o terceiro personagem de Bragança a participar no Mundo de Aventuras, O Nutra. O Nutra era o Sr. Nuno Trancoso que trabalhava no Tribunal.
Por aqui me fico hoje...mas não com receio que se me acabe o reportório.
Força Nuno, atira para aqui as nossas recordações.

HM

1 comentário:

  1. Amigo Henrique... fantástica a tua memória! Ao ler estas "aventuras" também sorri ... de saudade mas acima de tudo de felicidade! Como soubemos ser felizes! Sabes que continuo, embora apenas como "espectador" a acompanhar o Policiário (o jornal PÚBLICO, ao Domingo, mantem viva esta fantástica "aventura" e por vezes, mando algumas soluções...) o JARTUR é o garante deste legado do "nosso" suadoso AMIGO "SETE DE ESPADAS" que infelizmente não tivemos o privilégio e certamente o prazer de o conhecer pessoalmente. Hoje, ao rever estas "actividades culturais" fico a pensar como, hoje, os nossos jovens estão imensamente "enganados" com as suas ocupações lúdicas tecnológicas... Sabes, tenho pena por eles... Não imaginam como sabíamos ser felizes inventando brincadeiras, desafios, com os parcos recursos de que dispunhamos... Obrigado Henrique pela gratidão da tua "MEMÓRIAS...e outras coisas..." Possam os nossos jovens (e filhos) perceber que a verdadeira felicidade está naquilo que soubermos fazer por nós mesmos! Um bem haja. (Julgo que, já nequela altura tinha como pseudónimo ARNUGOCRI ou então só mais tarde assumi esse "nome"!!!). Descobri alguns dos "livros prémios" assinados pelo "SETE DE ESPADAS" ...Procurarei, em próxima conversa, mostar esses "troféus".
    Um abraço!
    Nuno Cristóvão

    ResponderEliminar