sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Com aroma de ternura...

Por: Paula Freire
(colaboradora do Memórias...e outras coisas...) 


Às vezes, a vida é assim. Bonita. 

Às vezes, a vida traz-nos o sabor dos dias leves em forma de gente. Gente que abraça, gente que enlaça, gente que acarinha. 

Às vezes, a vida é um sorriso em forma de gente. Um sorriso simples, um sorriso profundo, um sorriso genuíno. 

Entra-nos no coração em tempo de chuva e ali faz morada. Só para nos oferecer a luz que precisamos, só para nos fazer acreditar que mais um passo vale sempre a pena. Que desistir nunca é opção. 

Só para nos fazer acreditar que há outros sorrisos à nossa espera. E que o nosso próprio sorriso é a janela mais linda aberta para o mundo. Uma janela de esperança que alarga horizontes e nos faz tocar, mesmo sem o sabermos, a alma de quem mais (nos) precisa. E nos traz sempre de volta o que nunca deixamos de merecer.

Às vezes, a vida traz-nos gente de verdade que dá cor ao caminho e nos oferece um porquê a todas as perguntas que julgamos não terem resposta.

Às vezes, a vida é assim. Bonita. Com aqueles sorrisos, em forma de gente, que transformam o nosso peito numa melodia que encanta e acalma. Que nos mostra que, ao nosso lado, há gente com aroma de ternura.

Paula Freire
- Natural de Lourenço Marques, Moçambique, reside atualmente em Vila Nova de Gaia, Portugal.
Com formação académica em Psicologia e especialização em Psicoterapia, dedicou vários anos do seu percurso profissional à formação de adultos, nas áreas do Desenvolvimento Pessoal e do Autoconhecimento, bem como à prática de clínica privada.
Filha de gentes e terras alentejanas por parte materna e com o coração em Trás-os-Montes pelo elo matrimonial, desde muito cedo desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita, onde se descobre nas vivências sugeridas pelos olhares daqueles com quem se cruza nos caminhos da vida, e onde se arrisca a descobrir mistérios escondidos e silenciosas confissões. Um manancial de emoções e sentimentos tão humanos, que lhe foram permitindo colaborar em meios de comunicação da imprensa local com publicações de textos, crónicas e poesias.
O desenho foi sempre outra das suas paixões, sendo autora das imagens de capa de duas obras lançadas pela Editora Imagem e Publicações em 2021: Cultura sem Fronteiras (coletânea de literatura e artes) e Nunca é Tarde (poesia).
Prefaciadora do romance Amor Pecador, de Tchiza (Mar Morto Editora, Angola, 2021) e da obra poética Pedaços de Mim, de Reis Silva (Editora Imagem e Publicações, 2021).
Autora do livro de poesia Lírio: Flor-de-Lis (Editora Imagem e Publicações, 2022).
Em setembro de 2022, a convite da Casa da Beira Alta, realizou, na cidade do Porto, uma exposição de fotografia sob o título: "Um Outono no Feminino: de Amor e de Ser Mulher".
Atualmente, é colaboradora regular do blogue "Memórias... e outras coisas..."-Bragança, da Revista HeliMagazine e da Revista Vicejar (Brasil).
Há alguns anos, descobriu-se no seu amor pela arte da fotografia onde, de forma autodidata, aprecia retratar, em particular, a beleza feminina e a dimensão artística dos elementos da natureza, sendo administradora da página de poesia e fotografia, Flor De Lyz.

Sem comentários:

Enviar um comentário