terça-feira, 26 de setembro de 2023

Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros já recebeu 623 mil quilos de uvas

 A Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros já começou a campanha de vindimas deste ano.


Houve uma tentativa de iniciar só com uva branca, mas poucos agricultores aderiram a esta separação.

No entanto, a receção de uvas tem sido positiva, com 623 mil quilos até ao momento, refere Luís Rodrigues, presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros:

“Iniciamos a campanha dia 13, 14 deste mês. Durante 3 dias tentamos fazer algum branco, também para melhorar o facto do nosso vinho ter pouca cor. Pedimos aos nossos associados para separar o branco, alguns aderiram mas poucos. Mas a campanha está a decorrer dentro do normal. É uma campanha superior à do ano passado, que andamos perto dos 500 mil quilos. Este ano já entraram 623 mil quilos, só até sábado e provavelmente iremos fazer mais 200 toneladas de uvas em relação ao ano passado.”

Luís Rodrigues diz que, este ano, o grau de álcool do vinho produzido ronda os 12,5%, um valor normal para a região, contrariamente a outras regiões que foram afetadas pela antecipação da campanha:

“Tenho conhecimento de zonas do Douro que normalmente são muito boas e este ano queixam-se do grau porque ,este ano, a campanha antecipou-se. Aqui também se verificou isso. Num ano normal seria uma semana a seguir, mas com a chuva que veio as pessoas tiveram algum medo que a uva apodrecesse. Mesmo assim estamos perto dos 12 e meio de grau à entrada, o que para a nossa região é bom. O grau é idêntico ao do ano passado, o que para a nossa região não é mau.”

Aponta ainda o crescimento de sócios na cooperativa e na secção de vinho:

” Mais de 90% dos nossos associados de vinho são associados da secção de azeite também. O que verificamos mais uma vez, este ano, é que inscrevemos uma dúzia ou mais de sócios para a cooperativa e para a secção de vinho.”

Apesar da antecipação das vindimas devido ao mau tempo, o presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros confirma que a campanha deste ano encontra-se dentro dos padrões normais, sem grandes prejuízos registados.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário