O objetivo de dar a conhecer aos visitantes o património industrial, histórico e arqueológico do concelho, menciona Benjamim Rodrigues, Presidente do Município macedense:
“Envolve a Rede de Museus Municipais, que são 3. Haverá logo no primeiro dia uma visita guiada ao património industrial, ao Centro Interpretativo do Real Filatório de Chacim. Os dias seguintes há a possibilidade de visitar os museus, com visitas guiadas, em horário de funcionamento normal, com técnicos especializados, que nos darão uma perspetiva do património arqueológico e histórico.”
Benjamim Rodrigues refere que para além das visitações das escolas, a adesão aos museus é pouca:
“Fazemos grandes investimentos para ter disponível para a comunidade em geral o conhecimento da nossa história, do nosso património. No entanto, as visitações são sempre pequenas. São muito importantes aquelas visitações organizadas pelas escolas, com os jovens e docentes. Vale por isso porque é uma divulgação que nós fazemos e a consciencialização para os jovens da nossa história.”
No entanto, tem esperança que a grande divulgação feita aumente a adesão das pessoas ao património local:
“Nós temos a divulgação feita nas redes sociais, mas a adesão é sempre relativa. Temos várias estruturas da nossa organização envolvidas, nomeadamente os museus, a República Portuguesa através do património cultural, a Rede de Turismo Industrial, as Aldeias de Portugal e Rede do Geopark Terras de Cavaleiros. Através de toda essa divulgação esperamos a adesão das pessoas num número mais interessante.”
As inscrições podem ser feitas nos Museus Municipais de Macedo de Cavaleiros ou na sede do Geopark Terras de Cavaleiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário