Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Jornadas Europeias do Património 2023 vão decorrer na Rede de Museus Municipais de Macedo de Cavaleiros

 A rede de Museus Municipais de Macedo de Cavaleiros vai assinalar as Jornadas Europeias do Património, que decorrer de sexta-feira a domingo, com visitas guiadas aos três museus municipais e ainda ao Real Filatório de Chacim.

O objetivo de dar a conhecer aos visitantes o património industrial, histórico e arqueológico do concelho, menciona Benjamim Rodrigues, Presidente do Município macedense:

“Envolve a Rede de Museus Municipais, que são 3. Haverá logo no primeiro dia uma visita guiada ao património industrial, ao Centro Interpretativo do Real Filatório de Chacim. Os dias seguintes há a possibilidade de visitar os museus, com visitas guiadas, em horário de funcionamento normal, com técnicos especializados, que nos darão uma perspetiva do património arqueológico e histórico.”

Benjamim Rodrigues refere que para além das visitações das escolas, a adesão aos museus é pouca:

“Fazemos grandes investimentos para ter disponível para a comunidade em geral o conhecimento da nossa história, do nosso património. No entanto, as visitações são sempre pequenas. São muito importantes aquelas visitações organizadas pelas escolas, com os jovens e docentes. Vale por isso porque é uma divulgação que nós fazemos e a consciencialização para os jovens da nossa história.”

No entanto, tem esperança que a grande divulgação feita aumente a adesão das pessoas ao património local:

“Nós temos a divulgação feita nas redes sociais, mas a adesão é sempre relativa. Temos várias estruturas  da nossa organização envolvidas, nomeadamente os museus, a República Portuguesa através do património cultural, a Rede de Turismo Industrial, as Aldeias de Portugal e Rede do Geopark Terras de Cavaleiros. Através de toda essa divulgação esperamos a adesão das pessoas num número mais interessante.”

As inscrições podem ser feitas nos Museus Municipais de Macedo de Cavaleiros ou na sede do Geopark Terras de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário