sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Vimioso: Congresso internacional abriu a bienal dedicada à cultura

 A 1ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia, iniciou- se em Vimioso, a 28 de setembro, com a abertura do congresso internacional, dedicado a partilhar experiências e aprendizagens, sobre os modos como a cultura pode ser uma alavanca no desenvolvimento social e económico dos território rurais.


No auditório, da Casa da Cultura, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, explicou que a 1ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia, resulta de uma parceria entre o município e a associação francesa Inter-Value, cujo presidente é o luso-descendente, natural de Vimioso, Manuel de Lima.

“O objetivo desta bienal intercultural é reforçar o papel da cultura, como elemento fundamental na promoção dos territórios e como fator de desenvolvimento económico”, indicou.

E para definir estratégias e ações neste sentido, o autarca de Vimioso, destacou a presença no evento de personalidades de vários ramos do saber, provenientes de países como Espanha, Itália, França e da Roménia.

“Pretende-se promover trocas de experiências e proporcionar aprendizagens, para que a cultura seja verdadeiramente transfronteiriça e europeia. Ou seja, não podemos ficar fechados no nosso espaço, com as nossas tradições e identidade. Há que promover e divulgar este nosso património além fronteiras. Inicialmente, aqui ao lado, na vizinha Espanha e depois, mais além, no âmbito europeu”, explicou.

Outro participante na abertura do congresso foi César Férnandez, alcaide de Ribadávia, uma localidade espanhola, da província de Ourense, pertencente à comunidade autónoma da Galiza (Espanha).

No seu discurso, o autarca espanhol indicou, que à semelhança de Vimioso, também o concelho de Ribadávia é um espaço rural, onde vivem cerca de 5 mil habitantes.

“Dada a existência de um enorme património histórico e cultural, a cultura é para nós um importante fator de desenvolvimento humano, turístico e económico”, sublinhou.

A par do património, César Férnandez, destacou o papel da sociedade civil, em particular das associações locais, pelo trabalho na dinamização de atividades que promovem a atração turística. E deu como exemplo destas atividades, a Mostra Internacional de Teatro, que atrai anualmente milhares de pessoas à localidade espanhola.

“É fundamental envolver a sociedade civil na promoção do território, em particular, nos períodos de menor afluência de visitantes e turistas, como acontece no inverno”, indicou.

Por sua vez, o jovem espanhol, Manuel Araujo, técnico da Oficina Municipal de Informação Juvenil (OMIX), em Ribadávia, referiu-se ainda ao contributo do voluntariado, no desenvolvimento de projetos, nas localidades rurais.

“Graças ao programa Corpo Europeu de Solidariedade (CES) há jovens de diferentes países a desenvolver projetos e atividades culturais, em Ribadávia. A presença destes jovens é uma lufada de ar fresco e uma oportunidade para as gentes locais receberem novas ideias. E na verdade, há um enriquecimento mútuo entre a população local e os voluntários”, disse.

O congresso internacional da 1ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia prossegue nos dias 29 e 30 de setembro, com um programa repleto de palestras e mesas redondas.

Paralelamente, estão programadas outras atividades como cinema, exposições, música e dança, apresentação de livros, concertos de bandas filarmónicas e visitas a várias localidades do concelho de Vimioso.

“Com as visitas às localidades do concelho, queremos envolver toda a população e simultaneamente dar a conhecer aos participantes na bienal, a nossa identidade, o património, a natureza e as nossas gentes”, adiantou a vereadora da cultura de Vimioso, Carina Lopes.

Segundo a vereadora, de 28 a 30 de setembro, o parque municipal de Vimioso vai ser o local da Feira de São Miguel, um certame que vai contar com a participação de expositores de todo o concelho.

No Domingo, dia 1 de outubro, o destaque na bienal intercultural é a visita à localidade de Algoso, por ocasião da assinatura da Carta de Compromisso de Adesão à Rede de Aldeias de Portugal.

A 1ª Bienal Intercultural Transfronteiriça e Europeia encerra no dia 2 de outubro, com a Feira do Livro, a projeção do filme “Alma Viva” e um debate com a realizadora Cristéle Meira.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário