Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Vimioso: Congresso internacional abriu a bienal dedicada à cultura

 A 1ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia, iniciou- se em Vimioso, a 28 de setembro, com a abertura do congresso internacional, dedicado a partilhar experiências e aprendizagens, sobre os modos como a cultura pode ser uma alavanca no desenvolvimento social e económico dos território rurais.


No auditório, da Casa da Cultura, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, explicou que a 1ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia, resulta de uma parceria entre o município e a associação francesa Inter-Value, cujo presidente é o luso-descendente, natural de Vimioso, Manuel de Lima.

“O objetivo desta bienal intercultural é reforçar o papel da cultura, como elemento fundamental na promoção dos territórios e como fator de desenvolvimento económico”, indicou.

E para definir estratégias e ações neste sentido, o autarca de Vimioso, destacou a presença no evento de personalidades de vários ramos do saber, provenientes de países como Espanha, Itália, França e da Roménia.

“Pretende-se promover trocas de experiências e proporcionar aprendizagens, para que a cultura seja verdadeiramente transfronteiriça e europeia. Ou seja, não podemos ficar fechados no nosso espaço, com as nossas tradições e identidade. Há que promover e divulgar este nosso património além fronteiras. Inicialmente, aqui ao lado, na vizinha Espanha e depois, mais além, no âmbito europeu”, explicou.

Outro participante na abertura do congresso foi César Férnandez, alcaide de Ribadávia, uma localidade espanhola, da província de Ourense, pertencente à comunidade autónoma da Galiza (Espanha).

No seu discurso, o autarca espanhol indicou, que à semelhança de Vimioso, também o concelho de Ribadávia é um espaço rural, onde vivem cerca de 5 mil habitantes.

“Dada a existência de um enorme património histórico e cultural, a cultura é para nós um importante fator de desenvolvimento humano, turístico e económico”, sublinhou.

A par do património, César Férnandez, destacou o papel da sociedade civil, em particular das associações locais, pelo trabalho na dinamização de atividades que promovem a atração turística. E deu como exemplo destas atividades, a Mostra Internacional de Teatro, que atrai anualmente milhares de pessoas à localidade espanhola.

“É fundamental envolver a sociedade civil na promoção do território, em particular, nos períodos de menor afluência de visitantes e turistas, como acontece no inverno”, indicou.

Por sua vez, o jovem espanhol, Manuel Araujo, técnico da Oficina Municipal de Informação Juvenil (OMIX), em Ribadávia, referiu-se ainda ao contributo do voluntariado, no desenvolvimento de projetos, nas localidades rurais.

“Graças ao programa Corpo Europeu de Solidariedade (CES) há jovens de diferentes países a desenvolver projetos e atividades culturais, em Ribadávia. A presença destes jovens é uma lufada de ar fresco e uma oportunidade para as gentes locais receberem novas ideias. E na verdade, há um enriquecimento mútuo entre a população local e os voluntários”, disse.

O congresso internacional da 1ª Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia prossegue nos dias 29 e 30 de setembro, com um programa repleto de palestras e mesas redondas.

Paralelamente, estão programadas outras atividades como cinema, exposições, música e dança, apresentação de livros, concertos de bandas filarmónicas e visitas a várias localidades do concelho de Vimioso.

“Com as visitas às localidades do concelho, queremos envolver toda a população e simultaneamente dar a conhecer aos participantes na bienal, a nossa identidade, o património, a natureza e as nossas gentes”, adiantou a vereadora da cultura de Vimioso, Carina Lopes.

Segundo a vereadora, de 28 a 30 de setembro, o parque municipal de Vimioso vai ser o local da Feira de São Miguel, um certame que vai contar com a participação de expositores de todo o concelho.

No Domingo, dia 1 de outubro, o destaque na bienal intercultural é a visita à localidade de Algoso, por ocasião da assinatura da Carta de Compromisso de Adesão à Rede de Aldeias de Portugal.

A 1ª Bienal Intercultural Transfronteiriça e Europeia encerra no dia 2 de outubro, com a Feira do Livro, a projeção do filme “Alma Viva” e um debate com a realizadora Cristéle Meira.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário