sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Produção de castanha transmontana recupera nesta campanha

 A produção de castanha na região de Trás-os-Montes está a recuperar este ano, depois das quebras acentuadas na campanha anterior, disse hoje à Lusa Paulo Afonso, da Associação Florestal Arbórea.


Segundo o técnico da associação transmontana, a apanha das castanhas já começou naquela região, um pouco mais cedo do que é habitual, por causa do tempo quente. Apesar disso, choveu no momento certo, o que está a permitir a colheita de fruto com “boa qualidade e bom calibre”.

“Veio [a chuva] no momento certo para a castanha estar a frutificar normalmente. O que nos pode levar a considerar que as variedades principais vão ter uma boa produção”, acrescentou Paulo Afonso, à margem da conferência de imprensa de apresentação da XVIII edição da Rural Castanea - Festa da Castanha, que decorre em Vinhais de 20 a 22 de outubro.

“O que pode prejudicar a campanha é se este clima se mantiver tão seco”, alertou.

O técnico da associação explicou, contudo, que, apesar de "não ser ótima", a campanha "está bastante boa”.

No ano passado, as quebras na produção variaram entre os 60 a 80%. “Este ano, em princípio, estamos a falar de uma recuperação. Até porque já houve também melhorias em relação à vespa da galha do castanheiro”, explicou aos jornalistas Paulo Afonso, acrescentando que esta praga está agora “estabilizada”. 

Para a recuperação da produção também estão a contribuir as variedades de castanha híbridas, mais resistentes à vespa da galha do castanheiro. Apesar de ainda ser “uma pequena parte” do total, revelou, “estão a ter este ano uma grande produção” em fruto

O município de Vinhais submeteu ainda uma candidatura a fundos comunitários, que foi aprovada, de cerca de um milhão de euros, para tratar castanheiros doentes com cancro.

“O tratamento está a ser feito em todo o concelho. Ainda não há resultados propriamente ditos,(…) mas esperemos que resulte”, adiantou aos jornalistas o autarca local, Luís Fernandes.

Vinhais é um dos maiores produtores nacionais de castanha. Naquele concelho do distrito de Bragança há cerca de 1.500 produtores. São colhidas anualmente entre 13 a 15 mil toneladas de castanha, o que movimenta cerca de 15 milhões de euros.

“O ano passado foi muito mau. De certeza que este ano será melhor, porque, sendo um ano bom para a castanha, é um ano bom para o concelho e para a região”, salientou aos jornalistas o presidente da câmara municipal de Vinhais, Luís Fernandes.

A Rural Castanea regressa este ano a data original, sendo a primeira do calendário nos certames dedicados à castanha.

Decorre no Parque Municipal de Exposições de Vinhais, pretende “valorizar a castanha, promovê-la gastronomicamente e potenciar a sua produção e divulgação”. Juntam-se os restantes produtos locais como o fumeiro, num total de 75 expositores.

Esta edição da Rural Castanea volta a contar com o maior assador de castanhas do mundo, desde 2007 inscrito no Guiness World Records.

O evento vai contar ainda com uma parte musical, com concertos de Bárbara Tinoco, dia 20. A 21 de outubro, atua Diogo Piçarra.

TYR//LIL
LUSA/FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário