Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

HERNANI DIAS VOLTA A REIVINDICAR AO MINISTÉRIO DO AMBIENTE A ENTREGA DA GESTÃO DO SISTEMA DE ÁGUA (ALTA E BAIXA) À RESÍDUOS DO NORDESTE

 PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DA RN DIZ MESMO QUE SÓ ASSIM SERÁ EVITADO QUE O SISTEMA VENHA A SER PRIVATIZADO.


Faz todo o sentido que a gestão do sistema de abastecimento de água e saneamento, da baixa e da alta, nos nove municípios que integram a CIM das Terras de Trás-os-Montes, “deve ser entregue à Resíduos do Nordeste”.

A afirmação é do presidente do Município de Bragança, atual presidente da administração daquela empresa intermunicipal responsável pela gestão do sistema de tratamentos de resíduos sólidos urbanos no distrito de Bragança e no concelho de Vila Nova de Foz Coa.

Recorde-se que esta reivindicação já surgiu, em 2018. As autarquias do distrito e as respetivas assembleias municipais até já aprovaram a mudança de estatutos da Resíduos do Nordeste para permitir que a empresa intermunicipal possa ser a responsável pela gestão da água. Mas o processo parou, devido à pandemia. Hernâni Dias diz agora que o assunto está a ser alvo de novos estudos. “Foi constituída uma equipa de trabalho da parte da Resíduos do Nordeste e também do Ministério do Ambiente e da Ação Climática para trabalhar este processo especificamente. Estão a ser feitos estudos e estamos a aguardar para que, numa fase posterior, seja possível tomar as decisões necessárias”, revela o presidente da RN.

“Temos vindo a reclamar e a reivindicar que efetivamente nós possamos ser os gestores do sistema de abastecimento de água, quer em alta, quer em baixa, porque é importante realçar este aspeto. Nós não queremos passar a gerir a baixa. Nós queremos gerir a alta e a baixa. E por isso já estivemos reunidos algumas vezes também com o senhor Ministro no sentido de podermos criar aqui um sistema que nos permita exatamente fazer esta gestão”, acrescenta o autarca de Bragança.

Falta ainda calcular o valor que seria preciso pagar às Águas do Norte para a transferência de todas as infraestruturas. Ainda assim, Hernâni Dias não tem dúvidas de que a melhor solução é mesmo a verticalização do sistema, gestão da baixa e da alta, através da Resíduos do Nordeste. “Nós entendemos que temos capacidade para poder fazer esse trabalho. Seguramente, faremos melhor do que aqueles que estão a uma distância maior do território e nessa medida queremos contribuir para que o sistema de água no nosso território, nunca, mas nunca tenha a possibilidade de vir a ser privatizado”, ressalva.

Declarações do presidente da administração da Resíduos do Nordeste, à margem do Seminário sobre o PERSU 2030 Desafios Futuros para o Setor dos Resíduos em Portugal, promovido, em Mirandela, pela Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e pela Resíduos do Nordeste.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário