Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Máquina de reciclagem do mercado já trocou 13 mil quilos de embalagens por 20 mil euros

 No primeiro ano e meio de exploração do Sistema de Depósito e Incentivo (SDI), cuja máquina que dá vouchers em troca do lixo, instalada no mercado municipal de Bragança, foram recolhidas cerca de 13.000 kg de embalagens Tetra Pak, plástico e de alumínio.


O reembolso dos vouchers emitidos já superou os 20.000€, adiantou o Município ao Mensageiro. “Trata-se de um valor significativo que permitiu às pessoas efetuar compras de bens no Mercado Municipal de Bragança, nas lojas aderentes, beneficiando, desta forma, a economia local”, explicou fonte oficial da autarquia em resposta a um pedido de informação do nosso jornal. O SDI é um projeto-piloto do Município de Bragança em parceria com a Tetra Pak (empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar) e a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste. A máquina está em funcionamento no mercado municipal desde abril do ano passado.

Bragança foi o primeiro município português a integrar um SDI com o objetivo de fomentar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas (como pacotes de leite, sumos, vinho ou natas), garrafas de plástico e latas de bebidas. O cidadão leva à máquina as embalagens e pode usufruir de um benefício financeiro de 2 ou 5 cêntimos dependendo do tipo de entregas. Segundo as informações da câmara no primeiro ano do projeto foram recolhidos cerca de 9.680 kg de materiais recicláveis, o que corresponde a uma média mensal de 800 kg.

“A avaliação global do projeto é muito positiva tendo a adesão superado em muito as nossas expetativas iniciais. O projeto está a ser uma aprendizagem para uma nova temática que muito em breve vai ser uma realidade em Portugal. Permite-nos aprender e capacitar tecnicamente as pessoas da Resíduos do Nordeste, de forma a compreender toda a logística necessária para a gestão de um sistema de recolha de embalagens”, explicou a fonte.

Apesar de inicialmente se terem verificado “algumas dificuldades técnicas decorrentes da tecnologia inovadora” instalada na implementação do projeto, o município deu conta que, entretanto, se encontram resolvidas. “Registam-se, por vezes, utilizações abusivas da máquina o que origina pontualmente alguns constrangimentos”, admitiu a fonte.

A parceria entre as três entidades: Município de Bragança, Tetra Pak e a Resíduos do Nordeste, foi renovada até março de 2024, “esperando que, até lá, surjam as orientações técnicas e regulamentares por parte do Governo para a implementação deste tipo de soluções de recolha de materiais recicláveis”, adiantou a autarquia.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário