sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Máquina de reciclagem do mercado já trocou 13 mil quilos de embalagens por 20 mil euros

 No primeiro ano e meio de exploração do Sistema de Depósito e Incentivo (SDI), cuja máquina que dá vouchers em troca do lixo, instalada no mercado municipal de Bragança, foram recolhidas cerca de 13.000 kg de embalagens Tetra Pak, plástico e de alumínio.


O reembolso dos vouchers emitidos já superou os 20.000€, adiantou o Município ao Mensageiro. “Trata-se de um valor significativo que permitiu às pessoas efetuar compras de bens no Mercado Municipal de Bragança, nas lojas aderentes, beneficiando, desta forma, a economia local”, explicou fonte oficial da autarquia em resposta a um pedido de informação do nosso jornal. O SDI é um projeto-piloto do Município de Bragança em parceria com a Tetra Pak (empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar) e a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste. A máquina está em funcionamento no mercado municipal desde abril do ano passado.

Bragança foi o primeiro município português a integrar um SDI com o objetivo de fomentar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas (como pacotes de leite, sumos, vinho ou natas), garrafas de plástico e latas de bebidas. O cidadão leva à máquina as embalagens e pode usufruir de um benefício financeiro de 2 ou 5 cêntimos dependendo do tipo de entregas. Segundo as informações da câmara no primeiro ano do projeto foram recolhidos cerca de 9.680 kg de materiais recicláveis, o que corresponde a uma média mensal de 800 kg.

“A avaliação global do projeto é muito positiva tendo a adesão superado em muito as nossas expetativas iniciais. O projeto está a ser uma aprendizagem para uma nova temática que muito em breve vai ser uma realidade em Portugal. Permite-nos aprender e capacitar tecnicamente as pessoas da Resíduos do Nordeste, de forma a compreender toda a logística necessária para a gestão de um sistema de recolha de embalagens”, explicou a fonte.

Apesar de inicialmente se terem verificado “algumas dificuldades técnicas decorrentes da tecnologia inovadora” instalada na implementação do projeto, o município deu conta que, entretanto, se encontram resolvidas. “Registam-se, por vezes, utilizações abusivas da máquina o que origina pontualmente alguns constrangimentos”, admitiu a fonte.

A parceria entre as três entidades: Município de Bragança, Tetra Pak e a Resíduos do Nordeste, foi renovada até março de 2024, “esperando que, até lá, surjam as orientações técnicas e regulamentares por parte do Governo para a implementação deste tipo de soluções de recolha de materiais recicláveis”, adiantou a autarquia.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário