quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Associação de Municípios investiu mais de 100 mil euros em viaturas elétricas

 A Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) investiu mais de 100 mil euros na aquisição de três viaturas elétricas destinadas à limpeza e tratamento de espaços verdes dos municípios associados.


“Estes três veículos foram financiados pelo Fundo Ambiental e serão distribuídos nesta primeira fase pelos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, para contribuírem para limpeza e tratamento de espaços verdes destes municípios nossos associados”, disse à Lusa o secretário-geral da AMDS, Nuno Trigo.

De acordo com o responsável, esta ação corresponde à disponibilização de um serviço de recolha municipal de resíduos, visando o aproveitamento destes materiais resultantes de atividades de limpeza e tratamento de espaços verdes dos municípios, quer pelos serviços municipais em áreas de responsabilidade municipal, quer pelos munícipes, nos seus jardins ou quintais.

“A aquisição destas três viaturas tem como o objetivo reduzir a presença destes de biorresíduos no contentor de lixo indiferenciados, bem como contribuir para a reutilização e reciclagem de materiais biodegradáveis”, rematou Nuno Trigo.

Através dos circuitos de recolha seletiva de resíduos verdes, os cidadãos podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos seus jardins e encaminhar gratuitamente para recolha através de um sistema específico que cada um destes municípios disponibilizará.

“Esta Ação irá possibilitar aos municípios a recolha de resíduos verdes ao domicílio, bastando para isso que o munícipe, os estabelecimentos de ensino ou instituições, o solicitem junto do respetivo município através de telefone ou por email”, indicou Nuno Trigo.

Paralelamente será instituída em cada um dos municípios uma recolha calendarizada de periodicidade semanal, sendo que os munícipes devem colocar em sacos os resíduos verdes em frente às suas casas.

“Desta forma, os habitantes dos municípios serão dissuadidos da deposição destes resíduos nos contentores de indiferenciados”, vincou.

Com esta implementação desta ação prevê-se a recolha seletiva de quantidades muito significativas de resíduos verdes através do aumento da consciencialização da população dos municípios para a problemática da redução de resíduos e separação dos bio resíduos, evitando assim a deposição deste tipo de resíduos em aterros e proporcionando outro destino final aos mesmos.

De acordo Nuno Trigo, as políticas relativas à gestão de resíduos têm evoluído no sentido da gestão sustentável dos materiais, a fim de proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, promovendo os princípios da economia circular.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário