quinta-feira, 27 de agosto de 2020

HÁ PETRÓLEO EM BRAGANÇA!

MAIO DE 1966

A cidade foi profundamente abalada pelos rumores da existência de petróleo na adega do Sr. Manuel João e, porque a minha memória pode-me trair, recorro a extratos do artigo publicado na Revista Flama, do dia 20 de Maio, do referido ano:

 -“Nos primeiros dias do mês, a notícia correu: há petróleo em Bragança. E logo centenas de pessoas correram ao “jazigo”, admirados, entusiasmados, algumas talvez a pensar numa transformação rápida da pacata cidade do nordeste transmontano. 

Mas o “petróleo” apareceu onde logicamente, devia existir apenas vinho: na cave da taberna do Sr. Manuel João Esteves…
E o Sr. Manuel João, logo que apareceu na cave da sua casa um líquido que ardia com chama fuliginosa, de cor escura e cheiro a gasolina e petróleo, correu para a Câmara Municipal onde, por causa das dúvidas, procedeu ao registo de um jazigo de petróleo...”

Reportagem de Óscar Fernandes e fotos de Víctor...
Das Memórias de Estácio de Araújo
No MEMÓRIAS...e outras coisas...

3 comentários:

  1. Lembro-me bem desta situação e de toda a agitação que causou.
    Tratava-se de uma infiltração das bombas de gasolina.

    ResponderEliminar
  2. Por causa disso orientei eu o meu estudo de ciências Naturais no sexto e sétimo anos do liceu para a "investigação" do subsolo de toda a região de Bragança para saber se reunia condições para a existência de jazidas de petróleo ou gás natural. Por "escassez de meios" acabei o liceu sem ter concluído nada. 😀

    ResponderEliminar
  3. Tinha eu 19 anos e acompanhei este acontecimento, do princípio ao fim. Na pensão onde eu estava, era hóspede o inspetor da Direção Geral de Combustível (creio ser o nome do organismo), que ordenou que fosse desenterrado a cubado Largo do Toural e que estava rota. Obrigado a quem me trouxe esta memória.

    ResponderEliminar