É já a quinta edição do Festival Anamnesis, um encontro anual de cinema, som e tradição oral que ano após ano tem vindo a ser realizado em aldeias do nordeste transmontano.
Este ano foi Caçarelhos, no concelho de Vimioso, a localidade escolhida para apresentar um conjunto de filmes e actividades ligadas ao cinema e á antropologia sonora e visual.
De 5 a 9 de Outubro, a aldeia de Caçarelhos vai assistir à projecção de filmes documentais sobre a tradição oral.
Está também programado uma oficina de cinema documental, pela “Associação Entre Imagem” com crianças do concelho; um espaço dedicado a filmes em fase de montagem, serão apresentados fragmentos de dois projectos e discutidos com os realizadores; uma oficina de som em cinema, com Joaquim Pinto e Nuno Leonel e uma sessão de contadores de estórias com algumas pessoas que ainda possuem o dom da narração: lendas, fábulas, pequenos episódios do quotidiano.
“Hoje abundam os dispositivos de fixação e criação de imagens, sons e palavras, mas proporcionalmente a este aumento aparente de conectividade, algo se perdeu, um conhecimento íntimo e atento do mundo, e tornamo-nos cada vez mais incapazes de escutar, de ver e talvez de sentir”, refere a organização do Anamnesis .
O evento cultural é da responsabilidade da Associartecine, uma associação sem fins lucrativos que está sedeada no Nordeste de Portugal.
in:noticiasdonordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário