Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de outubro de 2011

Anamnesis, ou o cinema como veículo de transmissão oral

É já a quinta edição do Festival Anamnesis, um encontro anual de cinema, som e tradição oral que ano após ano tem vindo a ser realizado em aldeias do nordeste transmontano.
Este ano foi Caçarelhos, no concelho de Vimioso, a localidade escolhida para apresentar um conjunto de filmes e actividades ligadas ao cinema e á antropologia sonora e visual.
De 5 a 9 de Outubro, a aldeia de Caçarelhos vai assistir à projecção de filmes documentais sobre a tradição oral.
Está também programado uma oficina de cinema documental, pela “Associação Entre Imagem” com crianças do concelho; um espaço dedicado a filmes em fase de montagem, serão apresentados fragmentos de dois projectos e discutidos com os realizadores; uma oficina de som em cinema, com Joaquim Pinto e Nuno Leonel e uma sessão de contadores de estórias com algumas pessoas que ainda possuem o dom da narração: lendas, fábulas, pequenos episódios do quotidiano.
“Hoje abundam os dispositivos de fixação e criação de imagens, sons e palavras, mas proporcionalmente a este aumento aparente de conectividade, algo se perdeu, um conhecimento íntimo e atento do mundo, e tornamo-nos cada vez mais incapazes de escutar, de ver e talvez de sentir”, refere a organização do Anamnesis .
O evento cultural é da responsabilidade da Associartecine, uma associação sem fins lucrativos que está sedeada no Nordeste de Portugal.
in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário