Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Miranda do Douro: Centro de Música Sons da Terra pondera encerrar portas por alegada falta de diálogo com autarquia

O director do Centro de Música Tradicional "Sons da Terra" (CMTST) alertou que as actividades da estrutura estão "seriamente comprometidas" para 2012, devido à alegada falta de diálogo com câmara de Miranda do Douro.
"Temos de arranjar formas de sustentabilidade para dar continuidade ao projecto do centro, que assentam em duas actividades fundamentais: a recolha, registo e edição do património imaterial da "Terra de Miranda" e a realização do Festival Intercéltico de Sendim (FIS)", disse Mário Correia.
No entanto, o responsável pelo CMTST garante que vão ser cumpridos os compromissos editoriais assumidos para o ano de 2011, e que foram divididamente contratualizados com instituições oficiais, nomeadamente com a câmara de Miranda do Douro e o Ministério da Cultura.
O destaque de um comunicado enviado à população o destaque vai para o apoio que a autarquia presta ao centro desde 2009 aos seus planos anuais de edições discográficas, mediante aquisição firme de exemplares, reduzido em 50% pelo actual executivo municipal.
"Esta situação constituiu uma dificuldade maior na medida em que dispunha anteriormente das condições mínimas para o exercício da sua actividade", lê-se no comunicado.
Por outro lado, será assegurado o cumprimento de acordos de colaboração com instituições universitárias de Salamanca e de Valladolid e referentes a projetos de cooperação transfronteiriça em curso com relevância cultural.
"Do ponto de vista prático, as edições do SMTST só continuaram a ser efectuadas, bem com a realização do FIS, se forem encontradas alternativas financeiras que não as provenientes da autarquia", acrescentou Mário Correia.
No entanto, o responsável pelo CMTST acredita que o "bom senso" vai imperar, não descartando o "diálogo" com a autarquia mirandesa
O presidente da câmara de Miranda do Douro disse que as portas dos Paços do Concelho estão abertas para receber o director do CMTST.
"Quando quiser vir aqui, o director do CMTST será recebido e o assunto em questão será analisado por via do diálogo" acrescentou Artur Nunes.
O autarca deixou vincado que é vontade da câmara continuar a apoiar todas a actividades daquela estrutura cultural, sedeada em Sendim, concelho de Miranda do Douro.
"Vamos continuar a apoiar o FIS e toda a promoção que o festival traz à região do planalto Mirandês. Só fico surpreendido com todas estas questões em torno da estrutura, já que ficou claro que continuamos a apoiar o SMTST e as suas actividades culturais ", frisou o autarca.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário