Foi suspenso o plano de contingência que a câmara de Bragança iniciou na semana passada por causa da falta de reservas de água na barragem de Serra Serrada, o principal ponto de abastecimento à cidade.Com a chuva que caiu nos últimos dias, a autarquia decidiu suspender o transporte de água desde o Azibo uma vez que os níveis da albufeira estabilizaram. “Vamos manter o plano de contingência para o reactivar logo que necessário.
A chuva que caiu não foi significativa nem deu para aumentar as reservas de água em Serra Serrada, mas tem havido uma diminuição dos consumos” refere o presidente da câmara. Além disso, “estamos a aproveitar a água que escorre superficialmente nas linhas de água e que chegam ao canal que abastece a Estação de Tratamento de Água. Enquanto isso ocorrer evitamos gastar dinheiro no transporte de Macedo para Bragança”. Mas “se não continuar a chover teremos de retomar o plano de contingência” salienta Jorge Nunes.
Caso haja necessidade de reactivar o plano ele será reforçado com meios do exército. “Se não chover significativamente temos de activar os meios que estavam operacionais e eventualmente acrescentar-lhe meios do exército que tem seis autotanques disponíveis para reforçar esta operação logística” adianta o autarca.
Em sete dias de transporte de água foram feitas 260 cargas e depositados 7273 metros cúbicos na mãe d’água de Bragança.As condições meteorológicas verificadas durante esta semana serão determinantes para decidir se o plano será cancelado definitivamente ou não.
“Se não chover de forma significativa de modo a poder aumentar as reservas de água na Serra Serrada temos de manter obrigatoriamente o transporte de água para minimizar o consumo inerente às reservas” conclui o autarca.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
8846459
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário