Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança com projecto-piloto em Alfândega da Fé

A implementação do programa AVRA da ADDB (Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança) no concelho de Alfândega da Fé já permitiu concluir que o município tem um risco sensivelmente elevado de propensão para a doença.
O “Adoçar a vida reduzindo o açúcar” pretende diminuir em 5% o número de potenciais diabéticos e por isso analisa a tendência para a doença e faz educação na comunidade.
Apesar de vir a ser desenvolvido também em Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, Alfândega da fé está a ser o concelho-piloto.

Os números não são rigorosos, porque nem todo o concelho de Alfândega está ainda estudado, mas os primeiros dados permitem concluir que Gebelim, Sambade e Covelas são as localidades com risco sensivelmente elevado e Vilarelhos e Parada com risco alto.
Conclusões apresentadas no Fórum da ADDB “Mais vale prevenir do que remediar”, que decorreu em Macedo de Cavaleiros.
Berta Nunes, autarca de Alfândega da Fé, considera o AVRA um projecto interessante porque ajuda na prevenção da diabetes.
“Acho que é muito interessante, porque está a tentar detectar pessoas com elevado risco de diabetes, para possam ser ensinadas e possam alterar o seu estilo de vida, para que possam prevenir a diabetes fazendo exercício físico, alimentando-se de forma correcta, entre outros”.
O número de doentes diabéticos em Alfândega da Fé ronda os 10% da população, ou seja, cerca de 500.

“Penso que no concelho de Alfândega o número de diabético é semelhante ao resto da região, ronda os 10%. Está em linha com a percentagem de diabéticos na comunidade, mas as pessoas que estão em risco é que são muito mais”.
Além de fazer o levantamento do número de diabéticos e de pessoas com propensão para a diabetes, o AVRA pretende ainda espalhar informação acerca da doença. Em Alfândega da Fé funciona em parceria a Liga de Amigos do Centro de Saúde.
O AVRA foi apresentado no 4º Fórum Distrital da Diabetes, organizado pela ADDB, onde esteve também presente o médico Pinto da Costa. O professor pretendeu desmistificar a doença, que na sua opinião pode mesmo deixar de ser encarada como uma patologia, quando o doente controla devidamente os factores de risco.
“Uma pessoa pode estar com dois gramas, dizemos-lhe para ir dar uma volta e não tomar nada e a desce para um grama, porque os factores psicológicos influenciam muito. Há factores alimentares, estilos de vida, preocupações e obesidade”.
Combater a diabetes, que atinge já 5% da população nacional, passa pela organização de sessões de esclarecimento como o Fórum da ADDB.
“Todo o tipo de informação é indispensável. A informação é o primeiro passo para haver conhecimento. Em relação à diabetes é fundamental que possam saber que podem viver felizes se controlarem a doença”.
Há 171 milhões de diabéticos no mundo e prevê-se que este número duplique até 2030.
Escrito por CIR

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário