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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

«Origem Transmontana» - Criar valor acrescentado ao «que a terra nos dá»

Estudar as origens dos saberes transmontanos, criar emprego, fixar as populações, valorizar o território, escoar produtos locais, estão entre os objectivos da empresa «Origem Transmontana». O trabalho, resultante de «anos de estudo», baseou-se na «curiosidade do que se fazia antigamente e as saudades dos cheiros dos potes que cozinhavam em lumes brandos durante muito tempo», conta Luís Portugal, responsável do projecto.
Para Luís Portugal, a «Origem Transmontana» nasce do «acreditar nos produtos de qualidade superior desta região». O trabalho da empresa que, na prática, foi constituída desde Janeiro de 2011, passa pela selecção das matérias-primas de «primeira qualidade e a transformação com os princípios de antigamente e com o controle dos nossos tempos».
Com sede em Bragança, a «Origem Transmontana», tem instalado naquela cidade o «quartel-general dos produtos que fazemos, disperso por quase todos os concelhos desta terra».
Luís Portugal afirma que a iniciativa passa por conquistar as pessoas «pela boca», sendo que a promoção da gastronomia e produtos regionais «é feita nas lojas e restaurantes do país com constantes degustações».
«Fazemos isto um pouco por todo o país, porque também temos como objectivo facilitar o acesso a estes produtos, conquistando os clientes pelos sabores dos melhores produtos transmontanos», reforça.
E que produtos são estes? «O que a terra nos dá!», responde Luís Portugal. O azeite a castanha, os frutos secos, o mel do parque de Montesinho, o fumeiro de Vinhais, as carnes frescas, o vinho e as leguminosas. «A tudo isto juntamos uma pitada de criatividade e criamos produtos verdadeiramente maravilhosos», salienta Luís.
«Estudamos a origem de Trás-os-Montes. Investigamos os melhores sabores e saberes desta região e, com isso, fizemos uma selecção». «Origem Transmontana» soa a tradição e Luís Portugal sublinha que «o mercado gosta e quer ser surpreendido», sobretudo em tempo de crise como é aquele que Portugal atravessa actualmente.
Combater a desertificação:

«Prometemos valorizar as pessoas e não abdicar da melhor qualidade, fixar gente nas nossas aldeias cada vez mais despovoadas, valorizamos as pessoas e as aldeias, ou dentro de pouco tempo não teremos estas relíquias».
«Queremos com isto dizer que apostamos nas gentes da terra para a confecção dos nossos produtos, que mantemos a receita original em todos os produtos que confeccionamos, mantendo a tradição que, apesar do afastamento dos grandes centros, instalamo-nos em Trás-os-Montes para criar riqueza numa região onde ainda há muito para descobrir. A «Origem Transmontana» é a busca constante da originalidade pela combinação de tradição e inovação», explica.
Trás-os-Montes tem um significativo número de produtos regionais que já obtiveram ou estão a obter certificação, pela sua qualidade e ligação ao território, através da Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP). Entre estes produtos, Luís Portugal destaca «o fumeiro de Vinhais, único no mundo, o azeite, a castanha e o mel de Montesinho».
«Conseguirmos dar emprego a 50 pessoas de forma directa e indirecta e é, sem dúvida, um forte impulso para o desenvolvimento da região, mas a nossa preocupação é fixá-las», realça. No que respeita à aceitação por parte dos consumidores, Luís Portugal garante que a mesma «não podia ser melhor» já que «o feedback das inúmeras degustações que fazemos e das feiras em que participamos é muito positivo e encorajador».
O azeite é um dos produtos mais afamados quando se fala de Trás-os-Montes e na «Origem Transmontana» utiliza-se aquele produto na confecção de «uma boa parte dos nossos produtos. Disponibilizamos o azeite puro, com especiarias, queijo em azeite, bolos de azeite pão de azeite e fumeiro em azeite».

Turismo gastronómico:
«Aqui nesta região há lugar para o turismo gastronómico, que bem explorado seria uma mais-valia. Ao levarmos os nossos produtos a todo o país, estamos sempre a convidar os nossos clientes a visitar Trás-os-Montes e a conhecer in loco os produtos e as gentes que confeccionam estes produtos», vinca Luís Portugal.
E acrescenta que «hoje conseguimos levar a região a todo o lado, embalada em frascos e garrafas únicas. Quando se prova e se delicia, fica a curiosidade de ir conhecer uma região que não conhece onde se fazem coisas tão boas».
Quanto ao futuro, o responsável da «Origem Transmontana» espera que o mesmo seja «nesta rota da qualidade, tal como tem sido até agora, sempre na senda da inovação, da criação de novos produtos, sem perder de vista a tradição e claro, afirmando a origem das coisas e valorizando o espaço cultural e gastronómico transmontano».


Ana Clara
in:cafeportugal.net

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