Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cerca de 200 colaboradores de IPSS's em reflexão em Balsamão

Cerca de 200 pessoas de mais de 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Bragança participaram no IV Encontro Espiritual para IPSS que terminou ontem no Convento de Balsamão, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Este encontro foi criado em 2009 pelos centros sociais e paroquiais de Rossas, Salsas e Pinela. Na altura tinha apenas 4 instituições inscritas. Este ano inscreveram-se quase duas centenas de funcionários e colaboradores de IPSS's. Pela primeira vez foi o bispo da Diocese Bragança- Miranda a presidir ao encontro. Dom José Cordeiro faz um balanço positivo da iniciativa. Afirma que o retiro espiritual pode ajudar no quotidiano da vida das instituições. “O que nós fizemos nestes dois dias com cerca de 200 pessoas que estão envolvidas nas várias instituições caritativas da Diocese de Bragança foi nunca desligar o espiritual do humano e fazer com que este tempo de pausa os ajude a ser mais e melhor testemunhas do amor concreto no quotidiano da vida das instituições. E que se olhe sobretudo, a pessoa fragilizada como o rosto de Deus e que não se desperdice o sofrimento”, referiu Dom José Cordeiro. Os participantes vieram de vários pontos do distrito para, durante dois dias, reflectir, meditar e trocar experiências de trabalho. No final, parece ter valido a pena subir ao monte de Balsamão. “É uma mais-valia. Este ano tivemos a presença do senhor bispo e todos nós temos muito que aprender com pessoas que têm já uma experiência vasta nesta área”, afirmou, Cidália Eiras, directora técnica do Centro Social de Salsas. “Fomos convidados e tivemos muito gosto em vir. É sempre bom a gente aprender mais do que aquilo que sabe. Aprendi a valorizar o diálogo. Já fazia por praticar e agora cada vez mais. É  uma boa experiência”, referiu Laura Magalhães do Centro Social de Pombal, do concelho de Carrazeda de Ansiães. “Adorei. Espero que se repita mais vezes”, acrescentou Gorete Miranda, do Centro paroquial de Salsas. 
Este ano o encontro espiritual para IPSS's foi organizado pelo secretariado Diocesano da Pastoral Social e da Mobilidade Humana.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário