Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Novo lar da Leque avança na próxima semana

As obras do Lar Residencial da Associação LEQUE, em Alfândega da Fé devem começar na próxima semana. A garantia foi deixada ontem pela presidente da associação, durante a visita da administração da Fundação Manuel António da Mota à sede desta IPSS e às instalações do futuro lar.
Recorde-se que a Leque quer transformar uma parte do antigo edifício do Centro de Saúde da vila num Lar Residencial e Centro de Férias e Lazer para pessoas com deficiência. É lá que vão ser investidos os 50 mil euros que a associação ganhou em Dezembro com o Prémio Manuel António da Mota.
“Neste momento estamos a tratar do projecto com o arquitecto, com as especialidades… Em princípio dentro de uma a duas semanas vamos avançar. Queremos com esses 50 mil euros ter a resposta social a funcionar com qualidade, com bom gosto e com muito carinho e muito esforço, que é aquilo que nós fazemos todos os dias”, revelou Celmira Macedo, presidente da associação Leque.

 A responsável refere que, além da ajuda financeira, este prémio trouxe mais notoriedade à instituição.
“Trouxe várias coisas. Para já trouxe-nos notoriedade, divulgação, parcerias novas… Temos associações de Lisboa a contactarem-nos para saber como é que nós funcionamos. E trouxe, provavelmente, condições para nós concretizarmos este novo sonho que é a abertura do Centro de Noite. Sem esta alavancagem dos 50 mil euros era quase impossível nós conseguirmos”.
O objectivo da visita de ontem era mostrar que o dinheiro vai ser bem empregue. Rui Pedroto, administrador executivo da Fundação, parece ter ficado convencido.
“É um gosto muito grande visitar a Instituição que ganhou o prémio e tomar contacto com as suas actividades. E também aferir da forma como os fundos que a fundação colocou ao dispor da Leque, através do prémio, vão ser aplicados”, revelou.
E acrescentou: “Aquilo que estamos a ver, até agora, enche-nos de satisfação por percebermos que estamos perante uma instituição de referência no concelho, que dá uma resposta de grande importância a pessoas especiais, diferentes, nesta parte sul do distrito de Bragança, onde existem enormes carências. A Leque veio dar resposta a uma necessidade social emergente e esse foi um motivo importante para ter conquistado o nosso prémio, a parte da excelência do trabalho que tem vindo a desenvolver”.
O Prémio Fundação António da Mota vai ter agora uma terceira edição. Esta fundação pertence ao grupo Mota Engil e tem como objectivo ajudar Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Quanto ao lar da Leque, deve estar concluído em Setembro. Além dos 50 mil euros obtidos com o prémio, serão necessários outros tantos para a remodelação do espaço e aquisição do equipamento. A associação está a tentar angariar fundos e parcerias. Para isso vai concorrer à próxima edição do Prémio EDP Barragem Solidária, com o qual também já foi contemplada em 2010.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário