Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Há cada vez mais pessoas a recorrer aos bombeiros em situações de emergência

Há cada vez mais pessoas a recorrer aos bombeiros em situações de emergência. O presidente da Federação dos Bombeiros de Bragança afirma que as corporações do distrito têm registado um aumento do número de emergências e uma quebra no transporte programado.
Para Diamantino Lopes, os idosos estão a deixar de ir às consultas e a ir ao médico apenas em situações de urgência, para não pagarem o transporte do próprio bolso. “É um mecanismo de reforço que as pessoas utilizam para suprir uma dificuldade.
Como não têm o transporte dado directamente pelo Centro de Saúde recorrem a uma estratégia de que obtêm o transporte pago pela via da urgência. Não me quero comprometer com nenhum número, mas já analisámos esses dados e verificámos que aumentou este tipo de transporte e diminuiu muito o transporte de doentes. Isto faz com que o transporte de doentes no distrito tenha diminuído mais de 50 por cento”, afirma o presidente da Federação. 
Diamantino Lopes critica o Governo por ter cortado o apoio para o transporte de doentes e lembra que o que está em causa não é só a sobrevivências das corporações de bombeiros, mas também o acesso da população com menos posses à Saúde. “Na cabeça de alguém isto até não é mau de todo, porque quanto mais morrerem menos despesa vamos ter com o transporte, menos despesa vamos ter com a Saúde e menos despesa vamos ter com as reformas. Não tenho dúvidas disso.
O lema dos bombeiros é servir e portanto a nós preocupa-nos a diminuição da receita dos bombeiros e isto é grave, mas por outro lado também temos a certeza de que as populações estão a ser mal servidas e isso também nos preocupa, porque nós quando fazemos um transporte é de qualidade”, atira Diamantino Lopes.  
O presidente da Federação dos Bombeiros de Bragança a acusar o Governo de estar a barrar o acesso à Saúde aos idosos do distrito.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário