Afinal o contrato de concessão experimental das minas de ferro de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, já não deverá ser assinado esta semana como tinha sido adiantado pelo jornal Público.Ainda assim, o acordo entre o Governo português e a empresa anglo-australiana Rio Tinto deverá ser firmado até ao final deste mês, eventualmente durante a primeira quinzena de Julho.
Fonte conhecedora do processo adianta que o contrato tem garantidas contrapartidas para o concelho onde se situa uma das maiores jazidas de ferro da Europa.O contrato poderá culminar num investimento de mil milhões de euros, embora o grosso desta fortuna só deva ser aplicado após a concessão definitiva da exploração.
Durante a próxima meia dúzia de anos, a multinacional vai fazer o estudo da jazida para apurar se tal investimento se justifica, tanto mais que ainda vai ser necessário criar canais para levar o minério para os portos no litoral.
O transporte fluvial pelo rio Douro e a construção de um mineroduto são soluções possíveis, mas para a fase experimental deverá ser aproveitada a linha ferroviária do Douro.
Escrito por Ansiães (CIR)
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário