Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Acordo para exploração de minas de ferro ainda não foi assinado

Afinal o contrato de concessão experimental das minas de ferro de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, já não deverá ser assinado esta semana como tinha sido adiantado pelo jornal Público.Ainda assim, o acordo entre o Governo português e a empresa anglo-australiana Rio Tinto deverá ser firmado até ao final deste mês, eventualmente durante a primeira quinzena de Julho. 
Fonte conhecedora do processo adianta que o contrato tem garantidas contrapartidas para o concelho onde se situa uma das maiores jazidas de ferro da Europa.O contrato poderá culminar num investimento de mil milhões de euros, embora o grosso desta fortuna só deva ser aplicado após a concessão definitiva da exploração.
Durante a próxima meia dúzia de anos, a multinacional vai fazer o estudo da jazida para apurar se tal investimento se justifica, tanto mais que ainda vai ser necessário criar canais para levar o minério para os portos no litoral.
O transporte fluvial pelo rio Douro e a construção de um mineroduto são soluções possíveis, mas para a fase experimental deverá ser aproveitada a linha ferroviária do Douro.

Escrito por Ansiães (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário