Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de outubro de 2015

NEVES, Abílio Augusto Vaz das

Nasceu em Ifanes, concelho de Miranda do Douro, em 8.6.1894.
 Em 1908 entrou no Seminário de Meliapor (União Indiana).  Depois passou pelo liceu para aprender línguas e pelo Seminário Diocesano de Mangalor dirigido pelos Jesuítas. Depois de concluído o curso teológico regressou a Meliapor.
 Em 7 de Dezembro de 1919 foi ordenado sacerdote pelo bispo D. Teotónio Vieira de Castro.  Em 1920 foi nomeado Capelão da Catedral de S. Tomé de Meliapor e, director do Internato de S. Beda que era anexo ao Colégio Diocesano do mesmo nome. 
Em 19.3.1921 depois de 14 anos de ausência, veio a Portugal em gozo de férias. 
Em 14.3.1922 foi nomeado missionário oficial do Padroado Português (Prot. 6.354). No regresso de férias (em 4.3.1923) foi nomeado director efectivo do Internato de S. Beda e professor do mesmo Colégio de Latim, Geografia e História da índia. 
Em 1924 foi nomeado pró-vigário da comunidade europeia da Sé Catedral de Meliapor e prof. de Religião e Moral no Colégio de S. Tomé, para indianos.  Durante muitos anos foi director da Congregação das Filhas de Maria do Convento das Franciscanas de Maria Meliapor que dirigiu até à sua nomeação de pró-vigário da Sé de Meliapor. 
Em Dezembro de 1933 foi nomeado bispo de Cochim e sagrado por D. Teotónio Vieira de Castro que era o Patriarca das índias, na Igreja do Bom Jesus da Velha Goa, dia 28.1.1934. Em 2.2 entrou solenemente no governo da Diocese.  Em 6.12.1938 foi transferido para a Diocese de Bragança e Miranda. 
Tomou posse por procuração, em 28.3.1939 e entrou solenemente na Diocese em 30 de Março. 
Desde aí em diante todos os anos difundiu uma Pastoral sobre assuntos vários.  Desde a fundação da Diocese, em 22.5.1542 somente se celebrou um Sínodo Diocesano, convocado por D. Julião de Alva, em 1563.  Em 1945, data em que se comemoravam os 400 anos da fundação da Diocese, D. Abilio convocou o 11 Sínodo Diocesano, durante o qual foram promulgadas as novas Constituições do Bispado. 
Nomeou, enquanto foi ali bispo, cinco cônegos e todos os membros da Cabido que havia à sua morte.  De 1940 a 1948 realizou Congressos Eucarísticos em: Miranda do Douro, Moncorvo, Mirandela e Bragança.  Pio XII louvou-o pelo trabalho desenvolvido na Diocese.  Em 1959, por ocasião das bodas de prata da sua sagração episcopal sua Santidade o Papa João XXIII enviou-lhe uma carta autografa. 
Em 1955 sagrou D. Manuel Antônio Pires que durante vários anos foi seu braço direito e que viria a ser Bispo de Silva Porto.  Desenvolveu substancialmente a Diocese, com obras que perduram: Congregação Religiosa das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.  Construiu o Colégio Diocesano de S. João de Brito, com internato e externato em Bragança. 
Construiu o Colégio Diocesano de Mogadouro.  Promoveu a reconstrução e ampliação do Edifício do Paço Episcopal destruído parcialmente por um incêndio, em 1950.  Concluiu as obras do Seminário de S. José de Bragança.
Mandou fazer obras no Seminário de Vinhais.  Interessou-se pela construção da Escola do Magistério Primário de Bragança. Criou prémios para os melhores alunos. 
Faleceu em 1979, em Macedo de Cavaleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário