Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bragança - Microcentral produz energia no Fervença


Já está a funcionar a microcentral hidroeléctrica do Fervença, em Bragança. Instalada no edifício do Centro de Ciência Viva, foi construída precisamente no mesmo local onde antigamente existiu uma central que garantia a iluminação eléctrica à cidade.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro, lembra que, actualmente, este equipamento tem uma função pedagógica, mas a energia produzida também é injectada na rede.
“Vai servir, por um lado, para produzir energia, produzir riqueza, porque se aproveita água para produzir energia que vendemos à rede, por outro lado, serve para mostrar como se produz energia. É possível mostrar às pessoas para quantas habitações dá a energia produzida”, explica o autarca.
EDP compra
Com uma potência de 20 Kwatts (Kw), esta microcentral já produziu cerca de 5 mil kw, desde o início do mês, que foram vendidos à EDP.
Rui Caseiro realça que este projecto se insere nos investimentos que o município tem vindo a fazer na área das energias renováveis nos últimos anos.
“Temos uma microcentral hidroeléctrica de Gimonde, temos outra em Montesinho. Temos também quatro microgerações instaladas em telhados de escolas e edifícios do município. Vai entrar também em funcionamento um conjunto de painéis fotovoltaicos que estão instalados nas coberturas dos novos edifícios da Câmara”, enumera o autarca.
A microcentral hidroeléctrica do Fervença representa um investimento de 120 mil euros.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário