Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Jovem Mirandelense arrecadou 10 medalhas em Olimpíadas nos últimos 5 anos

David Martins fechou com chave de ouro o rol de participações em olimpíadas da matemática nos últimos cinco anos, agora que concluiu o ensino secundário. O aluno da escola secundária de Mirandela obteve a medalha de ouro nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Matemática, que decorreram nas Honduras, totalizando uma dezena de medalhas conquistadas nestas competições.
O jovem estudante da escola secundária de Mirandela, David Martins, juntou mais uma medalha de ouro ao seu já invejável palmarés nas competições ligadas às disciplinas de matemática e química. 
Desta vez, foi nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Matemática, que decorreram, a semana passada, em San Pedro Sula, nas Honduras, repetindo o feito de 2012, quando obteve o mesmo resultado na Bolívia. Foi uma despedida ao mais alto nível destas competições, dado que o aluno de 17 anos já concluiu o ensino secundário. “É recompensador conseguir acabar as minhas últimas olimpíadas com uma medalha de ouro. Teve um sabor especial, porque foi uma espécie de festa de despedida em grande”, conta o aluno, confessando ainda que “foi a competição que enfrentei com menor pressão para tentar obter uma medalha e consegui logo a de ouro”. 
Nos últimos cinco anos, David Martins amealhou dez medalhas: nove, nas Olimpíadas da Matemática, e uma nas Olimpíadas da Química. Cinco são de ouro, três de prata e outras duas de bronze. O segredo pode ter sido a experiência adquirida. “Todas estas participações foram fundamentais para o sucesso, porque é possível conhecer algumas técnicas e outros problemas que estejam mais ou menos relacionados e que ajudam na hora de descobrir as soluções, bem como a gestão dos nervos e do tempo”, afirma. 
David considera que o seu trajecto nestas competições trouxe coisas novas para a sua vida. “Consegui bastante em termos de matemática, aprendi muitas técnicas e conseguiu desenvolver melhor o meu raciocínio. Para além disso, proporcionou-me novas amizades, com estudantes e professores, e também usar estas olimpíadas como uma oportunidade para o que vem a seguir”. 
Na próxima semana, o jovem estudante faz as malas para ingressar na universidade de Oxford, em Inglaterra, a segunda melhor da Europa, depois de ter ultrapassado com distinção as várias provas a que foi sujeito. “Estou um pouco ansioso, mas confiante que vou conseguir adaptar-me e depois será uma questão de trabalhar e ultrapassar os desafios que vou ter a seguir”, refere este estudante de Mirandela que espera ser uma referência para motivar outros alunos da região a seguir as suas pisadas. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

1 comentário:


  1. Meus parabéns ao David Martins e a todos aqueles que o acompanham ao longo do seu percurso escolar.
    É de louvar tamanha dedicação ao estudo.

    ResponderEliminar