Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Vespa velutina detectada no concelho de Mirandela

O aparecimento de uma vespa velutina em Mirandela está a preocupar os apicultores da região. O exemplar foi o único detectado de acordo com a Cooperativa de Produtores de Mel e Frutos Secos da Terra Quente. A vespa velutina foi capturada em Cedães, no concelho de Mirandela e enviada para exames laboratoriais, que identificaram como sendo um macho daquela espécie.
José Domingos Carneiro, presidente da cooperativa, afirma que ficaram “muito incomodados, muito assustados. Qualquer interferência que haja na apicultura preocupa sempre os apicultores, porque as abelhas são muito sensíveis e qualquer coisa as pode perturbar”. 
José Domingos Carneiro esclarece que tratando-se de um macho, constitui uma ameaça menos grave, visto que não existia a hipótese de se reproduzir. 
Com o aparecimento da vespa, a cooperativa decidiu organizar uma sessão de esclarecimento sobre o insecto invasor, dada por alguém com conhecimento aprofundado na matéria, para transmitir os procedimentos de captura, os mecanismos de destruição dos ninhos e a forma de identificar a espécie. 
Miguel Maia é técnico da Apimil, Associação Apícola do Minho, a primeira zona no país onde a vespa apareceu e onde mais ninhos foram até agora detectados. O técnico apícola acredita que a vespa pode chegar à região do nordeste transmontano “já para o ano”. “As probabilidades existem”. Depois de ter sido detectado este macho da espécie também conhecida por vespa asiática, a cooperativa colocou armadilhas nas áreas ribeirinhas, da zona do Douro, Sabor e Tua, e junto a lagos e barragens, não tendo sido recolhido mais nenhum exemplar. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário