A aldeia de Pinela, no concelho de Bragança tem, desde ontem, um centro interpretativo da cerâmica.
A antiga escola primária passou agora a ser um local onde se aprende sobre os processos de transformação do barro. Uma tradição da aldeia, conhecida pela produção das famosas cantarinhas, que de acordo com o presidente da junta de freguesia de Pinela, Alex Rodrigues, se impõe “preservar e valorizar o passado, porque há muitas pessoas, mesmo na aldeia e no concelho, que não têm noção como era feita a olaria de Pinela”.
Com a criação deste centro será possível preservar e dar a conhecer uma actividade que caracteriza a aldeia, e “homenagear quem tem vindo a trabalhar o barro, que ainda hoje acontece. Até porque Bragança tem uma feira importantíssima que é a feira das cantarinhas que tem muito a ver também com Pinela”, salientou Hernâni Dias o autarca de Bragança. Junto ao edifício agora requalificado, e ontem inaugurado, foi ainda construído um parque infantil.
No global, trata-se de um investimento de 180 mil euros, financiado em 150 mil euros por fundos comunitários.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário