Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Centro Interpretativo da Cerâmica celebra olaria de Pinela

A aldeia de Pinela, no concelho de Bragança tem, desde ontem, um centro interpretativo da cerâmica.
A antiga escola primária passou agora a ser um local onde se aprende sobre os processos de transformação do barro.  Uma tradição da aldeia, conhecida pela produção das famosas cantarinhas, que de acordo com o presidente da junta de freguesia de Pinela, Alex Rodrigues, se impõe “preservar e valorizar o passado, porque há muitas pessoas, mesmo na aldeia e no concelho, que não têm noção como era feita a olaria de Pinela”. 
Com a criação deste centro será possível preservar e dar a conhecer uma actividade que caracteriza a aldeia, e “homenagear quem tem vindo a trabalhar o barro, que ainda hoje acontece. Até porque Bragança tem uma feira importantíssima que é a feira das cantarinhas que tem muito a ver também com Pinela”, salientou Hernâni Dias o autarca de Bragança. Junto ao edifício agora requalificado, e ontem inaugurado, foi ainda construído um parque infantil. 
No global, trata-se de um investimento de 180 mil euros, financiado em 150 mil euros por fundos comunitários. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário