Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Secundária de Mirandela já tem verbas para requalificação

Finalmente, está garantido financiamento para a requalificação da escola secundária de Mirandela, que não tem qualquer intervenção há cerca de 40 anos.
No total, o Parque escolar de Mirandela vai ter mais de 5,5 milhões de euros de investimento, assegurado por verbas provenientes dos fundos comunitários.
É o resultado prático da assinatura do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial que a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes acordou com a CCDRN A CIM Terras de Trás-os-Montes conta com cerca de 13 milhões de euros para requalificar as escolas consideradas prioritárias, nos concelhos de Mirandela, Vinhais, Vila Flor, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.
Dessa fatia do bolo, Mirandela vai ter direito a cerca de 5,5 milhões para o parque escolar. No entanto, o presidente da câmara, António Branco, diz que falta ainda definir quem vai executar a intervenção na escola secundária, “vamos começar a trabalhar para conseguir a intervenção. 
Estamos em contactos com o Ministério da Educação, para acelerar o processo, porque o ministro mostrou interesse em que fosse a câmara a executar ao obra, para isso teremos que ter um protocolo, senão terá de ser a Parque Escolar a fazer essa intervenção”. António Branco acredita que a situação ficará definida ainda nesta legislatura, até porque entende que esta é uma obra prioritária, numa escola onde chove nas salas de aula e a caixilharia está podre. 
O autarca garante que se for dada luz verde, o município está preparado para avançar com a obra de forma a não perturbar o normal funcionamento do ano lectivo. Dos 5,5 milhões de euros para o parque escolar, três milhões serão para as escolas do primeiro ciclo e dois milhões e meio para a escola secundária. 
O autarca refere que “já foi abandonada a intenção do município em construir um centro escolar único”, pelo que a verba assegurada nas negociações será para criar pólos espalhados pela cidade e melhorar algumas das infraestruturas do primeiro ciclo existentes. António Branco revela que a garantia deste financiamento comunitário é um enorme avanço neste processo. 
No total, dos 58 milhões de euros conseguidos pela CIM Terras de Trás-os-Montes para os nove concelhos do distrito de Bragança que a integram, Mirandela vai ter direito a 7,5 milhões. 5,5 milhões para o parque escolar e mais dois milhões para valorização dos recursos florestais e eficiência energética. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário