Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Investigações arqueológicas recuam na história de Castro de Avelãs até ao século I

Os últimos achados antropológicos no sítio da Torre Velha em Castro de Avelãs, no concelho de Bragança, permitem concluir que a freguesia foi ocupada ininterruptamente durante 12 séculos, desde o século I até ao século XII. As escavações estão agora na terceira fase e resultam de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Bragança e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2012.
A arqueóloga do Município de Bragança, Clara André, explica que os principais objectivos destas escavações passam por investigar os vestígios de uma igreja e perceber a época em que aquele espaço foi ocupado. 
“Este ano, a campanha tinha dois objectivos. Definir a planta de um edifício, que poderá corresponder a uma igreja paleocristã com construção de meados do século V. Outro era tentar chegar aos níveis mais antigos, perceber quando se dá o início daquele espaço. De momento, só conseguimos recuar até ao primeiro século”, salienta. As escavações da terceira campanha começaram em Julho e terminam hoje. 
Na próxima semana as áreas escavadas vão ser aterradas, uma vez que se trata de terrenos particulares. As conclusões desta investigação só serão apresentadas no próximo ano. 
A freguesia de Castro de Avelãs tem sido alvo de várias investigações e inspirado vários autores, sobretudo devido ao seu mosteiro. A mais recente obra publicada é “Castro de Avelãs e as suas origens pré-históricas”, apresentada ontem na biblioteca Municipal de Bragança. O autor é um habitante da aldeia, aposentado, que durante mais de um ano se dedicou à investigação da história da aldeia, desde o século III a.C. Eduardo Silvino Fernandes, de 76 anos, reuniu a informação disponível sobre a aldeia em várias publicações e acompanhou as últimas escavações. 
O objectivo é que esta compilação sirva para “as gerações vindouras conhecerem a história de Castro de Avelãs”. O autor considera que “ainda há muito por fazer em relação aos acessos e à valorização do património”, afirmando que Castro de Avelãs tem muito potencial que ainda não está a ser devidamente aproveitado. 
A “Castro de Avelãs e as suas origens pré-históricas” é uma edição de autor que contou com o apoio do Município de Bragança.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário