A Revista Raízes deste mês de Novembro já vai no seu n.16 e este número fala-nos do Fumeiro Trasmontano, da castanha/castanheiro e do azeite, entre outros assuntos.
O meu desafio é que a procure e que se surpreenda com múltiplos assuntos que nos interessam (trasmontanos e durienses e amigos) e com pessoas que nos enchem de orgulho.
A Revista pode ser procurada em alguns quiosques (distribuição VASP) e também pode ser solicitada para geral@revistaraizes.pt pode ainda consultar o site www.revistaraizes.pt.
Chamo especial atenção para o «Especial Castanha» (págs. 5 a 12) em que se destaca a entrevista do Presidente da Arbórea (Associação Florestal de Vinhais), Abel Pereira, e «As Doenças do Castanheiro», muito útil e bem concebida para combater as pragas que afectam o Castanheiro. Só por isto já se justifica a sua compra por estar apresentada pela Arbórea com muita clareza. Felicito a Arbórea e o seu Presidente, Abel Pereira por este importante contributo.
Sobre a Alheira tem10 págs. (13 a 22), em que sobressai o Eng. António Monteiro (os meus parabéns), uma personalidade trasmontana nos saberes agrícolas e gastronómicos (Técnico Superior da DRAPN e Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos e Enófilos de trasmontanos e alto-durienses).
Ainda neste número o Coronel/Eng. Jorge Golias, fala-nos da «Tertúlia Trasmontana», que liderou com vários escritores. Em tudo o que se empenha leva a chancela da qualidade e do rigor (os meus parabéns).
Aos familiares da tertuliana e animadora, Ana M.ª Calada, recentemente falecida, o meu sentido pesar.
São70 páginas a cores por 2,50 € e ali fica a saber/conhecer O QUE SE PASSA EM TRÁS-OS-MONTES?
Ajudar a divulgar a Revista Raízes é promover Trás-os-Montes e Alto Douro e ajudar a «gente da nossa Terra»
Obrigado,
(Em Braga a revista vende-se (entre outros) no quiosque ao lado da Farmácia Henriquina, rua de S. Victor).
Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário