Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

BRAGANÇA CIDADE DE PARABÉNS - Mais de cinco séculos de história

Balão de ar quente, torre multiatividades do Exército, entrada gratuita nos equipamentos culturais municipais, bolo, tunas, dança e muita música à mistura nas comemorações dos 552 anos de Bragança.

É já a 20 de fevereiro que a capital do nordeste terá motivos de sobra para festejar. Mais precisamente, 552 motivos para festejar. A Câmara Municipal de Bragança preparou um programa repleto de atividades ao longo de todo o dia de sábado por ocasião do seu 552º aniversário.

A alvorada estará a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da cidade aniversariante pelas 9h30 nas ruas do centro histórico. Também às 9h30 e com ponto de encontro marcado para a Praça da Sé, haverá uma visita guiada pelos locais mais emblemáticos da cidade bragançana.

Por volta das 10 horas, na Praça Camões, será a vez de todos aqueles que não sofrerem de vertigens poderem desfrutar de um passeio de balão de ar quente e já nos céus brigantinos contemplarem a vista maravilhosa que esta cidade tipicamente nortenha proporciona. Apressem-se os corajosos, pois os passeios terminam ao meio-dia e adivinham-se filas intermináveis.

Ainda pela manhã, será possível ouvir a Escola dos Gaiteiros e Tocadores da Lombada no Castelo. Haverá, também, a atuação de várias tunas. Entre elas, o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, RTUB, RaussTuna e a Tôna Tuna. Outro momento que vale a pena sublinhar é “Música no Hospital” pelo Conservatório de Música e Dança de Bragança, Jamfor4 e Quarteto de Flautas na Unidade Hospitalar de Bragança. Por volta das 11h30, será a vez do grupo “Terra Firme” atuar na Rua Alexandre Herculano.

Depois de almoço, pelas 14 horas, decorrerá o Hastear de bandeiras, seguida de Sessão Solene na Sala de Atos do Teatro Municipal. O espetáculo comemorativo, propriamente dito, “Viver Bragança, 552 anos de cidade”, acontecerá pelas 15 horas na Praça da Sé. Seguem-se momentos de dança com a atuação de vários grupos, que terminarão com música da Banda Filarmónica de Bragança e da Banda de Música de Izeda.

No final, todos serão convidados a cantar os parabéns à cidade e a apagar as velas do bolo de aniversário de Bragança, que será, depois, distribuído pelos presentes.

De salientar ainda que, durante todo o dia de sábado, a entrada nos diversos equipamentos culturais municipais será gratuita e que haverá para gáudio dos mais novos uma torre de atividades radicais trazida pelo Exército.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário