Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de março de 2016

Concerto com 120 músicos em palco

Sala ao rubro no Teatro para os Galandum Galundaina que, em plena comemoração do 20º aniversário, vieram a Bragança acompanhados pela Banda Militar do Porto e pelo Coro do Círculo Portuense de Ópera.

Foram, sensivelmente, quatro centenas as pessoas que este sábado à tarde esgotaram a lotação do Teatro Municipal de Bragança para assistirem ao concerto dos Galandum Galundaina.

Com o propósito de celebrar duas décadas de palco, a banda de música tradicional mirandesa lançou, recentemente, o seu quarto trabalho discográfico, de nome “Quatrada”. À capital do nordeste, o grupo fez-se acompanhar por 120 músicos, oriundos da Banda Militar do Porto e do Coro do Círculo Portuense de Ópera. Um feito que só havia acontecido uma outra vez a 19 de novembro na Casa da Música do Porto.

No final do concerto, a plateia foi completamente tomada de surpresa quando os convidados de honra dos Galandum Galundaina interpretaram em uníssono o hino nacional. Instintivamente, o público abandonou os seus lugares sentados para, em sinal de respeito, ouvir rendido “A Portuguesa”. Depois de uma execução perfeita, os músicos da banda militar e as vozes portuenses foram, efusivamente, ovacionados de pé pelo auditório.

Criado em 1996 com o intuito de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda do Douro, os Galandum têm exportado portugalidade através da cultura tradicional mirandesa um pouco por todo o mundo, sendo já uma banda reconhecidamente internacional com créditos firmados.

Para além da edição de quatro discos e um DVD ao vivo, o seu trabalho inclui a padronização da gaita-de-foles mirandesa e a construção de instrumentos tradicionais usados em concerto.

Em palco, os quatro elementos apresentam um repertório vocal e instrumental na herança do cancioneiro tradicional das Terras de Miranda, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário