O Alcalde de Puebla de Sanabria, em Espanha, defende uma maior coordenação entre as autarquias e ayuntamientos vizinhos dos dois lados da fronteira, de forma a evitar a coincidência de eventos importantes nas mesmas datas. É o caso da Festa da História, em Bragança, e o Mercado Medieval de Puebla da Sanabria, que decorrem em simultâneo a partir de amanhã até segunda-feira.
José Fernandez Blanco considera essencial que, os eventos passem a realizar-se em datas diferentes, de forma a potenciar o turismo das duas localidades. “Eu penso que temos de sentar-nos à mesa e conversar, de forma a poder ter estas festas no mês de Agosto mas coordenando as datas. Acho que as duas festas não devem coincidir, para que fique a ganhar o turismo, tanto português como espanhol, facilitando o intercâmbio de portugueses e espanhóis É isso que vamos tentar nos próximos anos”, frisou.
Ainda que haja portugueses e espanhóis que se dividam entre as duas feiras que recriam a época medieval, José Fernandez Blanco, considera que, se as datas não coincidirem, os visitantes permanecem mais tempo nos eventos, contribuindo para o seu sucesso e para a dinamização da economia de cada localidade. “É muito importante que coordenemos as actividades e que nos sintamos juntos em tudo o que fazemos, para conseguirmos sobreviver. Insisto que a coordenação é a chave e as actividades têm de se dividir de forma a permitir visitas mais prolongadas e produtivas” , acrescentou.
Apesar das várias tentativas de contacto, não foi possível obter a reacção do autarca de Bragança a estas questões.
No entanto, confrontado pela Brigantia com a sobreposição da Festa da História e do Mercado Medieval, numa das últimas edições da Festa da História, Hernâni Dias considerou a sobreposição dos eventos positiva para as duas localidades, dando conta que, mesmo com essa coincidência, as unidades hoteleiras de Bragança conseguem ficar com lotação esgotada nos dias em que decorre a festa. “Acho que os públicos cão a um lado e a outro e isso é bom para nós”, referiu.
Já o alcalde de Puebla de Sanabria referiu ainda que conversou há pouco mais de uma semana com o autarca de Bragança sobre este assunto, à margem de uma reunião com representantes da Junta de Castilla y Léon e autarcas espanhóis, cujo tema principal foi a importância de melhorar as acessibilidades entre Bragança e Puebla de Sanabria, nomeadamente através do prolongamento do IP2.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário