Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Minas de Murçós têm documentário histórico

Foi apresentado recentemente um documentário sobre as Minas de Murçós. O objetivo é retratar o período de exploração de minério que ocorreu em meados do século passado, de forma massiva, naquela localidade do concelho de Macedo de Cavaleiros.
"Minas de Murçós – As estórias das suas gentes  " é o título do documentário que procura retratar o modo de vida dos habitantes de Múrços no século passado, em especial no período de exploração do minério. A apresentação, que decorreu a 13 de agosto e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, do Presidente e Tesoureira da União de Freguesias local, David Martins e Natália Carrazedo. 

A apresentação deste documentário foi o culminar de um projeto desenvolvido pelo Geopark Terras de Cavaleiros em parceria com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e o inestimável contributo de muitos dos habitantes desta aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, que relataram, na primeira pessoa, as vivências do trabalho naquele Complexo Mineiro. 

Foram cerca de 2 anos de um trabalho de pesquisa intenso por parte dos técnicos envolvidos, assim como de uma imensa dedicação daqueles que se predispuseram a partilhar as suas memórias e vivências sobre aquele lugar que um dia fora a maior fonte de rendimento para muitas famílias desta aldeia.

Conteúdo fornecido por Geopark Terras de Cavaleiros
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário