O calcetamento do estradão que faz a ligação ao Santuário de Santo Antão da Barca traz melhorias significativas, nomeadamente nas condições de segurança e de conforto proporcionadas a todos quantos se deslocam ao local.
A obra vem assim responder às expectativas dos locais, mas também de todos aqueles que , ao longo do ano, visitam este Santuário. São muitos aqueles que visitam o local movidos pela fé, mas também pela espetacularidade da paisagem ou pela simples curiosidade. Recorde-se que este Santuário, situado na freguesia de Parada, Alfândega da Fé, foi deslocalizado devido à construção da barragem do Baixo Sabor. O local onde estava situado o antigo Santuário ficou submerso pelas águas da albufeira. A Capela de Santo Antão, edifício datado do Sec.XVIII, foi trasladada para o novo local num processo de preservação patrimonial que assumiu características únicas no país.
Construído no cimo de uma colina, no local conhecido como sítio do Rebentão, a cerca de um quilómetro de distância do anterior, o futuro santuário replica a mesma relação com a água e a mesma orientação espacial, embora a uma cota mais elevada.
O novo Santuário é constituído pela antiga capela, e por edifícios construídos de raiz como a hospedaria, um bar restaurante e um espaço museológico e administrativo. No local vai também ser construído um ancoradouro e uma praia fluvial que vão contribuir para potenciar turisticamente este lugar.
Por outro lado, já está aprovada pelo Instituto das Estradas de Portugal a construção de um acesso direto ao Santuário. Procura-se, agora, a melhor forma de financiamento desta obra. A inexistência de um acesso direto a esta infraestrutra era entendida como obstáculo à concretização do objetivo de fazer deste “novo” local de culto um polo de atração turística. A concretização desta ligação vai permitir um acesso melhor, mais rápido e até seguro, beneficiando da proximidade de uma via estruturante como é o IC5.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário