Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Santuário de Santo Antão da Barca | Acessos melhorados

O calcetamento do estradão que faz a ligação ao Santuário de Santo Antão da Barca traz melhorias significativas, nomeadamente nas condições de segurança e de conforto proporcionadas a todos quantos se deslocam ao local.
A obra vem assim responder às expectativas dos locais, mas também de todos aqueles que , ao longo do ano, visitam este Santuário. São muitos aqueles que visitam o local movidos pela fé, mas também pela espetacularidade da paisagem ou pela simples curiosidade. Recorde-se que este Santuário, situado na freguesia de Parada, Alfândega da Fé, foi deslocalizado devido à construção da barragem do Baixo Sabor. O local onde estava situado o antigo Santuário ficou submerso pelas águas da albufeira. A Capela de Santo Antão, edifício datado do Sec.XVIII, foi trasladada para o novo local num processo de preservação patrimonial que assumiu características únicas no país.

Construído no cimo de uma colina, no local conhecido como sítio do Rebentão, a cerca de um quilómetro de distância do anterior, o futuro santuário replica a mesma relação com a água e a mesma orientação espacial, embora a uma cota mais elevada.

O novo Santuário é constituído pela antiga capela, e por edifícios construídos de raiz como a hospedaria, um bar restaurante e um espaço museológico e administrativo. No local vai também ser construído um ancoradouro e uma praia fluvial que vão contribuir para potenciar turisticamente este lugar.

Por outro lado, já está aprovada pelo Instituto das Estradas de Portugal a construção de um acesso direto ao Santuário. Procura-se, agora, a melhor forma de financiamento desta obra. A inexistência de um acesso direto a esta infraestrutra era entendida como obstáculo à concretização do objetivo de fazer deste “novo” local de culto um polo de atração turística. A concretização desta ligação vai permitir um acesso melhor, mais rápido e até seguro, beneficiando da proximidade de uma via estruturante como é o IC5.

Sem comentários:

Enviar um comentário