terça-feira, 8 de novembro de 2016

Município macedense prepara mais um programa de âmbito social

Depois do Macedo Educar e do Macedo Cuidar, o município macedense está a preparar o Macedo Habitar.
Um projeto de âmbito social, ainda em fase embrionária, apresentado pelo presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno.

“Estamos agora a iniciar os trabalhos. O regulamento já está preparado. Estamos a discuti-lo entre o executivo. Vamos apresentá-lo a reunião de câmara. Depois, estará em discussão pública antes de ir a Assembleia Municipal.

É para ajudar os mais carenciados, aqueles que, de um momento para o outro, por uma dificuldade de vida, se possam ver sem rendimentos para pagar as contas ou mesmo a sua habitação. Queremos, durante um determinado período de tempo, poder ajudar essas famílias.”

Uma novidade partilhada poucos dias depois de ter sido anunciado que foram apoiadas 61 famílias, ao abrigo do programa Macedo Educar. Para o 1º ciclo, os manuais escolares são gratuitos. Nos restantes níveis de ensino (2º e 3º ciclos e ensino secundário), os agregados inseridos no 1º ou 2º escalão do Abono de Família puderam candidatar-se a um suplemento financeiro, que pode chegar aos 70% do valor do recibo da compra os livros. Na prática, no máximo, são 100 euros, explica Duarte Moreno. Um valor baixo, observa, mas, uma ajuda.

“Foram abrangidos os alunos do 1º e 2º escalão do Abono de Família, daí os 70% referidos. São valores que, no máximo, podem ir até aos 100€.

É pouco dinheiro, nós sabemos, mas é uma ajuda para que as famílias disponibilizem menos do seu rendimento, que é baixo. O município comparticipa, para que mais crianças possam ter acesso ao ensino.”

Foram 64 as famílias a inscrever-se para receber este apoio. 61 foram contempladas. 3 ficaram de fora por não serem residentes no concelho. Um número ainda considerável.

“Gostaríamos que não fosse nenhuma, porque era um sinal de que todos estávamos bem.

É considerável, significa que há necessitados, e que há quem precise de ajuda para poder continuar estudar, para que os seus filhos não fiquem pelo caminho.

É o que pretendemos, este apoio não só no ensino, mas também na ação social.”

As candidaturas decorreram de 15 de agosto a 15 de Setembro. Foi a primeira vez que esta medida, inserida no programa Macedo Educar, foi posta em prática. O município macedense que, em breve, pode vir a reforçar as iniciativas de ação social. Depois da educação e dos mais idosos, o foco é agora a ajuda à habitação.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário