Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Falta de creches e amas em Vimioso obriga pais a levarem filhos para o trabalho

A falta de creches e amas no concelho de Vimioso está a causar transtornos aos pais de pelo menos oito crianças, que não têm com quem as deixar enquanto trabalham. O problema é que na vila existem apenas quatro amas que, no total, cuidam de 16 crianças até aos 3 anos idade, o que não é suficiente.
Pelo menos oito crianças estão inscritas na Segurança Social à espera de vaga numa ama e haverá outras que nem chegam a inscrever-se, já que ficam ao cuidado de familiares.
Alguns pais não têm outra alternativa senão levar os filhos para o trabalho. É o caso de Mónica Pereira, que leva a filha Leonor, de 4 meses, para o supermercado onde trabalha.

“Tive quatro meses em casa sem ganhar nada e agora tive que ir trabalhar. Tenho que levar a minha filha para o trabalho até às 20 horas, que é o meu horário de saída”, contou a jovem, natural de Mogadouro, que casou em Vimioso. Mónica Pereira confessa que tem sorte em ter o apoio da gerente do supermercado, o que não acontece com todos os pais. “Enquanto eu estou a trabalhar é a minha patroa que cuida da minha filha, pega nela, dá-lhe de mamar e muda-lhe a fralda. As minhas colegas também me ajudam”, contou.

Mas mesmo aqueles que conseguiram vaga numa ama, não deixam de estar preocupados com esta situação. É o caso de Ana Rita, mãe de uma menina de 10 meses.

“Essa é uma das minhas grandes preocupações porque, caso a minha ama adoeça e tenha de meter baixa, terei de faltar ao trabalho pois não tenho onde deixar a minha filha de 10 meses”, referiu Ana Rita, que é natural de Pinelo e trabalha em Vimioso.

Já o presidente do Município de Vimioso, Jorge Fidalgo, garante que se tem “batido diariamente” para que seja possível abrir uma creche em Vimioso, lamentando que esse seja um entrave à fixação de jovens casais no concelho.

“Nós estamos a fazer um esforço enorme para manter as pessoas no concelho, mas depois não temos uma creche e os pais, muitas vezes, não têm onde deixar os filhos quando vão trabalhar”, constata Jorge Fidalgo.

O autarca vai mais longe e apela ao governo que “assuma os custos da interioridade”.

A distribuição de cheques no valor de mil euros por cada bebé que nasce no concelho, a oferta cabazes de artigos de puericultura e a comparticipação das vacinas fazem parte das estratégias de incentivo à natalidade e à fixação de jovens no concelho que o Município de Vimioso promove há quinze anos.

A autarquia espera que o governo central possa contribuir para a implementação deste tipo de políticas.

Este é o tema de uma reportagem que pode ler no Jornal Nordeste desta semana. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário