A Freguesia de Corujas no Concelho de Macedo de Cavaleiros abriu este fim-de-semana portas à IV Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra.
Um evento que se caracteriza pela venda do fruto seco abundante nas terras transmontanas, a castanha, e que dá oportunidade a quem queira ser expositor de vender outros produtos típicos.
A castanha, o pão caseiro, enchidos e até receitas exclusivas feitas a pensar na feira, nada faltou para que Corujas tivesse um fim-de-semana de festa e rendimento económico onde nem os mais novos quiseram faltar.
“A minha barraquinha é de produtos da terra. Tem rendas, tem comer.
A castanha costuma ter bastante saída. Levam bolinhos de castanha, a própria castanha, derivados da castanha quase tudo.
É um bocadinho de tudo: folar, pão, rosca, figo, a castanha, temos cá um bocadinho de tudo. Foi tudo feito por mim hoje.
A primeira vez que estamos a participar nesta feira e estou muito orgulhosa.
Aproveitei a castanha para desenvolver esta massa para a trufa de castanha, o recheio e a cobertura do bolo também feita à base de castanha. Uma experiência muito grande ontem, fizemos tudo com a castanha e é maravilhoso trabalhar com este fruto.
Linguiças, alheiras, pão, amêndoa, doces.
Tenho participado todos os anos.
Tou a festejar a festa das castanhas.”
Uma feira que cada vez tem mais visitantes e que aposta no reconhecimento dos produtores da terra, tal como nos explica Eduardo Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de Corujas.
“É a 4ª feira da castanha, tem corrido sempre bem e felizmente todos os produtores e expositores têm gostado e de forma a fazermos mais uma vez. Esse é um dos nossos motivos de realizar a feira; dinamizar a nossa Freguesia e trazer gente nova para conhecer e levarem os produtos, reconhecerem também aquilo que nós fazemos na nossa terra. Dos 20 expositores que temos 10 são da nossa Freguesia e todos eles vendem todo o tipo de produtos: nozes, figos, castanhas, amêndoas, tudo aquilo que se produz na nossa terra.”
Durante o fim-de-semana houve vários momentos de animação que contaram com nomes como a fadista Teresa Costa e o Grupo Chama Musical.
A 4ª edição da Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra a atrair cada vez mais visitantes à aldeia de Corujas.
Escrito por Onda Livre
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário