terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CUITELINHO

Por Antônio Carlos Affonso dos Santos – ACAS
São Paulo (Brasil)
(colaborador do Memórias...e outras coisas)

(Letra de Música incidental, recolhida do Folclore CENTRO-OESTE BRASILEIRO, representativa do Segundo Império, reciclada pelos autores abaixo nominados)
AUTORES: Paulo Vanzolini e Antônio Xandó

                                          O CUITELINHO EM SUA FAINA DIÁRIA
Cheguei na bêra do porto
Onde as ondas se espáia
As garça dá meia vórta
E senta na bêra da praia
E o cuitelinho não gosta:
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai

Aí, quando eu vim de minha terra
Despedi da parentáia
Eu entrei em Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução:
Enfrentei fortes batáia, ai, ai, ai!

A tua saudade córta
Como aço de naváia
O coração fica afrito
Bate uma, a outra fáia
E os zóio se enche d`água:
Que inté a vista se atrapáia, ai, ai, ai

PS do ACAS
Sugiro aos leitores que adentrem a um “motor de busca” de algum site de músicas e confiram também a qualidade da melodia. Como mera sugestão, indico este link:
http://www.letras.mus.br
Caros Leitores: embora o texto aqui apresentado não seja de minha lavra, orgulho-me dele, e apresento-o como um representante ponderado do Caipirês; este,  primo brasuca de segundo grau do Mirandês transmontano. Futuramente pretendo enviar meus próprios poemas em Caipirês.


Antônio Carlos Affonso dos Santos – ACAS. É natural de Cravinhos-SP. É Físico, poeta e contista. Tem textos publicados em 8 livros, sendo 4 “solos e entre eles, o Pequeno Dicionário de Caipirês e o livro infantil “A Sementinha” além de quatro outros publicados em antologias junto a outros escritores.

Sem comentários:

Enviar um comentário