Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mascararte enche ruas de Bragança e cidadela de cor e animação

Em fim-de-semana prolongado, também a VIII Bienal da Máscara, a Mascararte, atraiu muitos visitantes às ruas de Bragança.
Depois de um desfile com quase 500 mascarados, mais de metade da vizinha Espanha, um mascareto gigante foi queimado junto ao castelo.

As tradições de inverno da região ainda são desconhecidas para alguns dos visitantes, mas são por todos apreciadas.

A mudança de local da queima do mascareto do centro da cidade para o castelo foi uma aposta bem sucedida, na opinião do autarca Hernâni Dias.

“Este ano, pretendemos criar outra ambiência neste espaço aqui no castelo e acho que o objectivo foi conseguido, as pessoas estiveram presentes em grande número, o que será também uma forma de dinamizar e divulgar o património”, destacou.

Os convidados da mascararte deste ano foram os mascarados de León, que como explica o presidente da Academia Ibérica da Máscara, António Tiza, têm semelhanças com as tradições portuguesas mas também características diferentes.

Ainda no âmbito da VIII mascararte, estão patentes no centro cultural Adriano Moreira duas exposições com exemplos das mascaradas de León e com máscaras de artistas transmontanos. A iniciativa contou ainda com a participação dos alunos dos vários agrupamentos de escolas de Bragança que construíram vários mascarados. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário