Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Azeites Terras Dazibo e Olimontes galardoados nos EUA

Os azeites produzidos no lagar Olimontes em Macedo de Cavaleiros receberam duas medalhas de ouro e duas de prata no Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition 2018, um dos maiores concursos internacionais de azeite.
A marca Terras Dazibo, no mercado há apenas dois anos, recebeu ouro nas variedades Ânfora e Biológico/Orgânico e prata na variedade Gold. A própria marca Olimontes também teve direito a uma medalha em prata.

Distinções que se juntam a outros reconhecimentos que as marcas têm vindo a arrecadar, o que, para além de um motivo de orgulho, serve também como um impulso para continuar a trabalhar mais e melhor. Quem o diz é António Soares, um dos mentores da marca Terras Dazibo.

“Muito orgulho mesmo.

Mas não vamos ficar a dormir sobre eles. São prémios que são atribuídos e que significam que fizemos bem. Mas “fizemos” é passado e temos de continuar a trabalhar. Todos os azeites que levamos a concurso foram premiados, posso dizer que, destes azeites do concurso internacional de Los Angels, vêm 11 medalhas de ouro para Portugal, e nós recebemos duas. Se olharmos para o azeite Galo que tem 4 medalhas de ouro, o Oliveira de Serra que tem 2, sobram mais 5 para os outros produtores nacionais que foram a concurso, e nós temos duas, o que significa que estamos num bom caminho.”

2017 foi uma boa campanha de azeite naquele lagar, com as vendas a ultrapassar o milhão e meio de euros. Um desempenho que, para António Soares, é importante para consolidar a jovem marca que, apesar de já ser comercializada em países como Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Inglaterra e Suiça, pretendem fazer chegar também para lá das fronteiras da Europa.

“Estamos a trabalhar com esse objetivo, solidamente e passo a passo. Só queremos fazer as coisas bem, estamos falar de azeites feitos com saber e qualidade, e, claro, nós queremos chegar com a nossa marca aos países de referência. Temos identificados quais são os países que queremos e aqueles que podem pagar o nosso azeite, pois trata-se de um produto de qualidade, claramente tem que ser pago, porque custa muito dinheiro fazer.

Na Europa, queremos exportar também para os países Nórdicos. Depois, queremos também chegar aos Estados Unidos, Canadá, a Península Arábia, estes são países com poder de compra.”

Uma produção de azeite que conta com a colaboração científica de investigadores do Instituto Politécnico de Bragança que, em conjunto, trabalham para conseguir produtos de qualidade Premium.

Neste momento, o lagar Olimontes está a ampliar e a modernizar o espaço, com a contrução de mais uma nave, de forma a aumentar ainda mais a capacidade produção e serviço.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário