Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Costa defende que o maior potencial de crescimento do país está no interior

Aproximar o conhecimento do mundo empresarial é o objectivo da criação dos laboratórios colaborativos. Para já são seis criados pelo governo e o primeiro foi hoje apresentado em Bragança. O primeiro-ministro, António Costa, esteve esta manhã no Brigantia Ecopark, na oficialização do laboratório colaborativo More dedicado à investigação em áreas de montanha onde destacou que estes projectos têm como propósito valorizar os produtos endógenos.
Em Bragança o primeiro-ministro disse ainda que o grande potencial de crescimento do país está nas regiões de interior.

“O país no desafio de desenvolvimento tem uma oportunidade extraordinária, conseguir valorizar o que desvalorizou irracionalmente ao longo de décadas. O grande potencial de crescimento não está nas zonas mais desenvolvidas, mas nas zonas de fronteira que o país está em saber capaz de saber valorizar aquilo que está à nossa mão valorizar", salientou.

“Quando Bragança está a 30 quilómetros do TGV espanhol e Lisboa está a mais de 400 quilómetros do TGV, nós perguntamo-nos: mas quem é que tem a posição mais central?”, acrescentou.

No segundo dia do roteiro do conhecimento e inovação, António Costa ouviu o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, reclamar mais uma vez a necessidade da melhoria das acessibilidades rodoviárias na região e das ligações a Espanha. “Temos o TGV a cerca de 30 quilómetros (em Puebla de Sanabria) e não temos uma via para lá chegar sem que tenhamos de demorar uma hora a lá chegar”, referiu.

Hernâni Dias aproveitou ainda a ocasião para pedir também que a política de distribuição dos fundos comunitários dê garantias de financiamento aos projectos do interior.

António Costa está à tarde em Vila Real para apresentação do Laboratório Colaborativo “Vines and Wines” na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na agenda do primeiro-ministro para hoje está ainda a inauguração da Escola Superior de Saúde da UTAD. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário