Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Festival do Butelo e das Casulas com nova mascote

O Bute, a nova mascote do Festival do Butelo e das Casulas fez furor entre os mais novos, tendo sido a principal novidade da edição de 2018, a par do Encontro Nacional de Confrarias.
De 2 a 4 de fevereiro, milhares de visitantes, não só da cidade e do concelho como, também, do país e da vizinha Espanha, passaram pelo centro histórico da cidade de Bragança. Com o centro nevrálgico do Festival do Butelo e das Casulas instalado em plena Praça Camões, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a edição de 2018 acolheu mais de 30 expositores, cujos produtos, nomeadamente, o fumeiro com principal destaque para o butelo, esgotaram quase por completo.

Este ano, a organização decidiu introduzir a mascote do evento, o Bute, que animou expositores, visitantes e, em particular, os mais novos. Outra das novidades, foi o facto das pessoas poderem assar no próprio local do certame os produtos acabados de comprar, podendo, assim, degustar o fumeiro quase de imediato.

No segundo dia do evento, o ponto alto foi a realização do Encontro Nacional de Confrarias, que trouxe à sede de concelho mais de 40 confrarias e quase 250 confrades, cumprindo-se, assim, um dos objetivos da autarquia que se prende com a dinamização da economia local e do turismo, ao promover os produtos típicos da gastronomia nordestina.

Na iniciativa “Elogio à Cozinha Transmontana” que aconteceu no Auditório Paulo Quintela, a Chef Justa Nobre marcou presença, tendo abordado o tema “Cozinhar as origens”, Outro dos convidados, Armando Fernandes, falou sobre a publicação “Carta Gastronómica de Bragança”, editada pelo Município de Bragança, e sobre a temática “O Mundo em e de Bragança”.

A Semana Gastronómica, à qual aderiram 27 restaurantes, foi a desculpa perfeita para milhares de visitantes que puderam, assim, provar e saborear o que de melhor se faz na cozinha regional transmontana. 

A 4 de fevereiro, último dia do Festival do Butelo e das Casulas, decorreu, na Domus Municipalis, a tradicional cerimónia onde foram entronizados 12 novos confrades do Butelo e da Casula.

“Este festival e o próprio Encontro Nacional de Confrarias é uma excelente forma de divulgarmos um prato que começa a entrar cada vez mais nas preferências gastronómicas de muita gente, mesmo de fora do nosso território”, declarou o edil brigantina, no dia da inauguração do certame, após ter provado o produto de vários expositores, atestando a sua qualidade. “O trabalho de promoção que tem vindo a ser feito tem produzido ótimos resultados e não deixaremos de continuar com esta dinâmica para que cada vez mais o produto seja conhecido, que é isso que importa, e que aqueles que se dedicam à sua produção tenham o retorno necessário em termos económicos”, asseverou Hernâni Dias, para quem a quantidade de produto vendido durante o certame e fora dele é o reflexo do trabalho de promoção que tem vindo a ser conduzido pelo município a que preside, sobretudo, desde há seis anos, altura em que a autarquia começou a organizar o Festival do Butelo e das Casulas.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário