Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Mais de mil diabos andaram à solta em Vinhais este sábado

Por mais um ano, os diabos andaram à solta em Vinhais. Mais de 1000 pessoas quiseram vestir a pele do diabo e integrar a procissão que recria a tradicional celebração associada ao início da quaresma.
Este sábado, tal como vem sendo hábito nos últimos 5 anos depois da missa de imposição de cinzas, uma procissão em que predomina o vermelho percorreu as ruas da vila de Vinhais. Visitantes e locais vestiram o fato vermelho com um capuz que tapa a cara e integraram esta recriação da tradição ancestral, para não deixar perder este ritual.

José Pereira viajou de Braga pelo segundo ano e pelo segundo ano quis vestir o fato e participar no ritual porque “é uma coisa diferente, uma tradição que não existe noutras zonas e que é muito engraçada”.

Catarina Pereira é mesmo de Vinhais e aproveita para sábado vestir o fato de diabo, já que noutros tempos tal não seria permitido. “Antes só se vestiam os homens e andavam atrás das mulheres, hoje em dia é mais um simbolismo, mas antigamente a minha avó conta que tinham de fugir para a igreja”, referiu.

Segundo o vereador da cultura da câmara de Vinhais, Artur Marques, os Mil Diabos à Solta é um evento que continua a atrair muitos visitantes à vila no fim-de-semana após o carnaval

“Estes “Mil Diabos” é um prolongamento da tradição onde se faz mais encenação e representação e há mais dinamismo entre quem nos visita e quem veste o fato do diabo. Deu-me a parecer hoje que havia muita gente e a tendência é crescer havia mil fatos para comprar e alugar e esgotaram”, destacou.

Este sábado, as ruas de Vinhais pintaram-se de vermelho, no prolongamento da tradição dos diabos da quarta-feira de cinzas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário