Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O Instituto Politécnico de Bragança já pode ministrar doutoramentos

A partir de hoje, os Institutos Politécnicos vão poder ministrar doutoramentos. A proposta foi hoje aprovada em conselho de ministros. Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança há muito que solicitava esta revisão à lei que vê agora luz verde do governo.
Até porque, só no IPB se encontram, neste momento, 75 alunos de doutoramento, mas a avaliação decorre numa instituição protocolada com o politécnico, autorizada a conferir este grau. Uma situação que o presidente do IPB já há muito considerava artificial.

“É uma medida de grande utilidade e que vem de acordo com as necessidades do país, uma vez que é arRede de institutos politécnicos que cobre a maioria do território e vai promover a coesão territorial do país”, Sobrinho Teixeira, presidente do IPB.

O presidente do Politécnico de Bragança explica como actualmente se concretiza o processo dos doutoramentos no caso específico do IPB.“Os alunos estão neste momento a realizar trabalhos de investigação no Politécnico de Bragança, nos seus laboratórios, conduzidos e supervisionados pelos docentes do IPB mas a sua avaliação decorre, no momento, em instituições nacionais e estrangeiras protocoladas com o IPB, autorizadas a conferir este grau” explica o representante desta instituição de ensono superior.

“Este é um desafio e uma grande oportunidade para a nossa instituição continuar-se a afirmar”, sustenta Sobrinho Teixeira.

Esta mudança surge no seguimento de uma avaliação da OCDE Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico apresentada na semana passada que informa dos poucos doutorados em Portugal, sobretudo nas empresas.As regras para a aprovação de doutoramentos vão também ficar mais rígidas, em que as universidades e politécnicos terão de provar produção científica com classificação mínima de Muito Bom na avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário