Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O Poder da Imagem

Performance artística assinala fim da extensão do VI Douro Film Festival em Alfândega da Fé
Para assinalar o fim da extensão do VI Douro Film Festival em Alfândega da Fé, que acontece no próximo dia 8 de fevereiro no CIT – Centro de Interpretação do Território de Sambade, foi preparada uma performance artística. Ricardo Ferreira de Almeida e Cristiano Costa Pereira, autor da exposição “O Douro Sublimado” e director do Festival, vão realizar uma performance poética e musical com gaita de foles e sanfona. Uma iniciativa que marca também a inauguração de uma nova exposição de fotografia “20 Fotos 20 Histórias” de Francisco José Lopes.

A extensão do VI Douro Film Festival em Alfândega da Fé chega ao fim. A partir das 18h00 vai ser possível rever as 14 curtas metragens em Super 8MM, ligadas à temática cultural dos territórios do Douro. Neste que é o único festival de cinema rodado em super 8 milímetros(MM) do país e um dos pouco em todo o mundo, os autores convidados realizaram os seus filmes no âmbito do próprio festival. É o caso de Bruna Silva, uma jovem realizadora de Alfândega da Fé, que conquistou uma menção honrosa com a sua curta-metragem “Raízes”.

Recorde-se que o VI Douro Film Festival está patente no CIT desde 9 de janeiro, juntamente com a Exposição de fotografia pinhole “O Douro Sublimado” de Cristiano Costa Pereira.

20 Fotos 20 Histórias | Nova exposição do CIT mostra o “antes e depois” da vila de Alfândega da Fé

A partir de 8 de fevereiro vai estar patente no CIT uma nova exposição de fotografia. São 20 fotografias de Alfândega da Fé que mostram essencialmente as modificações urbanas da vila.

Uma exposição da autoria de Francisco José Lopes, professor e historiador de Alfândega da Fé, que compilou alguns registos fotográficos antigos que mostram o “antes e depois” da vila entre as décadas de 30 e 80. A Praça do Município e a transformação do Prado (actual Parque Verde) são algumas das zonas que se podem ver nas fotografias. Cada foto é acompanhada da sua história, com referência das datas e momentos em que as modificações aconteceram.

O objectivo desta exposição é firmar a importância da fotografia antiga enquanto documento histórico e apelar às pessoas para que partilhem os registos mais antigos que possam ter em casa de forma que seja criado um arquivo fotográfico municipal.
A Exposição “20 fotos 20 Histórias” pode ser visitada no CIT até 15 de abril.

CM de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário