Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

As eleições da presidência do IPB realizam-se hoje e Orlando Rodrigues é o único candidato

Orlando Rodrigues é o único candidato à presidência do Instituto Politécnico de Bragança, nas eleições que se realizam hoje.
É docente na Escola Superior Agrária de Bragança há mais de 30 anos e ocupa actualmente o cargo de vice-presidente da instituição. O candidato assume que encabeça um projecto de continuidade, e em entrevista à rádio Brigantia e Jornal Nordeste, Orlando Rodrigues traça como objectivos diferenciar o IPB pela inovação pedagógica, capacidade científica e ligação às empresas:

“É um projecto de continuidade com o projecto que temos tido até aqui, que se tem baseado essencialmente numa forte capacidade científica da instituição e de uma forte internacionalização. Pretende-se continuar essa linha e procurar novas de diferenciação da instituição, sustentada nesses grandes activos que temos, sobretudo na grande capacidade científica que a instituição tem e que se distingue das outras instituições congéneres a nível nacional. Pretendemos diferenciarmos através de uma forte ligação às empresas”, defendeu Orlando Rodrigues.

Apesar dos bons resultados nos rankings, que colocam o IPB como o melhor politécnico do país há quatro anos, o docente admite que não se vai acomodar com estes indicadores e apostar no crescimento da instituição:

“A perspectiva é de crescimento e de melhoria e não pode ser de outra maneira. Não podemos considerar que se está numa boa posição e deixar que os assuntos corram. O alcance são sempre projectos novos e a ansiedade de realizar mais e melhor. Este mundo do ensino superior é muito competitivo e sensível” disse Orlando Rodrigues.

Uma das alavancas de crescimento do instituto tem sido o aumento de alunos estrangeiros. Orlando Rodrigues afirma a internacionalização será uma estratégia para continuar, no entanto, com outra perspectiva:

“Somos a instituição que em números absolutos, não só relativos, mas também absolutos que mais estudantes internacionais tem no país. E não temos muita mais manobra de crescimento, porque estamos no limite das vagas internacionais que podemos ocupar. O objectivo é atrair agora bons alunos” acrescentou.

Estes são alguns dos temas de uma entrevista que pode ouvir na íntegra hoje aqui na antena da Rádio Brigantia depois do noticiário das 5 da tarde e que pode ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

As eleições para a presidência do IPB decorrem hoje e Orlando Rodrigues é o único candidato para substituir Sobrinho Teixeira. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário