Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Amigos de Bragança – um boletim dedicado aos estudos de Bragança (1955-1974)

Entre 1940 e 1974, o Mensageiro de Bragança foi o único jornal publicado na Cidade. No entanto, nem todos se reviam na linha editorial que norteava o jornal diocesano, tanto no plano dos conteúdos ideológicos e políticos, como no plano dos conteúdos culturais e informativos. Por isso, em 1955, surgiu em Bragança uma revista de cunho acentuadamente cultural, criada por um grupo de bragançanos que se autointitularam Amigos de Bragança. A revista passou a chamar-se Amigos de Bragança – Boletim de informação e estudos regionalistas.
Francisco Felgueiras Júnior, diretor e fundador do boletim Amigos de Bragança

O seu diretor fundador foi o doutor Francisco Felgueiras Júnior, médico-veterinário em Bragança, que a dirigiu até julho de 1962 – ano em que deixou Bragança –, sucedendo-lhe no lugar o doutor Eduardo Carvalho, que se manteve em tais funções até 1985.
Esta publicação periódica tinha como objetivos, segundo Eduardo Carvalho, criticar “suave mente o que pareceu não estar certo, evocando figuras e acontecimentos de outras épocas, levando a todos um pouco do passado, chamando todos para o próximo futuro”; dar um “roteiro geral do Distrito: as suas cidades, vilas e aldeias, os seus progressos ou necessidades, a sua história, as suas lendas, as suas indústrias, a sua vida”; efetuar uma ronda do Distrito de Bragança, “em que sobres saísse não só o valor panorâmico da região bragançana, mas também a situação de cada um dos concelhos que a formam”.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário