Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de março de 2019

Município de Alfândega da Fé quer ajudar Produtores de Castanha do concelho

Pragas e doenças dos castanheiros vão ter acompanhamento especializado. No passado dia 12 de Fevereiro realizou-se uma ação preventiva de recolha para analisar a presença da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) no concelho de Alfândega da Fé.
Esta ação tem como objectivo a recolha de dados sobre o avanço desta praga no concelho para que a luta biológica, através de largadas de Torymus sinensis, inseto que elimina o parasita, se inicie logo que existam focos desta praga no território.

Esta praga foi identificada no verão de 2018, entre as aldeias da Burga, concelho de Macedo de Cavaleiros, e Colmeais no concelho de Alfândega da Fé. Para despistar e antecipar a luta biológica foram monitorizados soutos nas aldeias de Colmeais e Covelas, sendo que esta última, está isenta de ataque.

A autarquia entende que é necessário trabalhar junto dos agricultores de forma a prevenir o alastramento deste parasita que diminui drasticamente a produção dos castanheiros e que pode causar um grande prejuízo económico no setor.

Para além disso, o Município de Alfândega da Fé quer continuar a trabalhar no plano de combate às principais pragas e doenças que atacam os soutos e que é necessário continuar a combater, como o cancro e a tinta do castanheiro, em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

Atenta a estas problemáticas, a autarquia de Alfândega da Fé a vai disponibilizar em breve mais um serviço de apoio aos produtores.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário